VEJA QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE A LINHAÇA TRAZ À SAÚDE

2.jpg

Conhecida na região da Mesopotâmia desde 5 mil a.C., a linhaça – semente do linho – é um cereal sem glúten. Utilizada na culinária, há alguns anos tem conquistado adeptos entre as pessoas que buscam alimentos saudáveis e funcionais. Por possuir muitas propriedades nutricionais, o uso contínuo da linhaça traz muitos benefícios ao organismo e, consequentemente, à saúde. Seja a variedade dourada ou a marrom, saiba mais sobre esta semente.

A linhaça e seus nutrientes

mais rica fonte vegetal de Ômega 3 da natureza possui fibras, Magnésio, Manganês, Fósforo, Zinco, Proteínas, Ferro, Cálcio, Carboidratos, como Ácidos Fenólicos, Hemicelulose, Lignana e Açúcares e Gorduras – em especial os ácidos graxos.

Emagrecimento

A linhaça é uma grande aliada para quem quer emagrecer. As fibras presentes na casca da semente controlam os níveis de glicose no sangue – o que promove saciedade e reduz o acúmulo de gordura corporal. O Ômega também auxilia na redução do apetite.

Fortalecimento do coração

33.png

Ricamente presente na linhaça, a gordura poli-insaturada Ômega 3 ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) no organismo e aumenta o bom (HDL). Desta maneira, atua no combate à deposição de placas de gordura nas artérias e veias, auxiliando no bom fluxo sanguíneo. Esta condição ajuda a evitar a elevação da pressão arterial e a ocorrência de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo.

Prevenção e controle da diabetes

Um dos subtipos do Ômega 3 é o Ácido Alfalinoleico (ALA) que, segundo alguns estudos, tem a capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Isso auxilia tanto na prevenção quanto no controle da diabetes tipo 2.

Controle das inflamações

333.png

Estudos revelam que o ALA tem capacidade de combater processos inflamatórios, como os provocados por tabagismo, sedentarismo e obesidade. O nutriente também pode aliviar sintomas de doenças autoimunes, por exemplo, do lúpus e psoríase.

Melhora no funcionamento do intestino e aumento da imunidade

As fibras da linhaça estimulam o intestino preguiçoso, evitando a constipação. No entanto, a pessoa deve consumir uma boa quantidade de água diariamente para obter o benefício da melhoria do trânsito intestinal.

Durante o processo de digestão, as fibras da linhaça geram ácidos graxos incentivando a proliferação das bifidobactérias, que atuam como um probiótico estimulando a flora intestinal. Elas também auxiliam no aumento da imunidade uma vez que ativam os linfócitos e produzem anticorpos.

Prevenção a alguns tipos de câncer

3333.png

A linhaça é riquíssima em lignana, chamada de fitoestrógeno pela sua alta semelhança ao hormônio feminino estrógeno. Esta substância auxilia na destruição de células defeituosas, especialmente em caso de Câncer de Mama. Porém, o uso da linhaça deve ser feito após avaliação médica.

Proteção aos ossos

As lignanas também favorecem a saúde óssea, especialmente das mulheres, que ficam mais propensas à osteoporose após o início da menopausa.

Diferença entre linhaça dourada e linhaça marrom

33333.png

Em geral, a linhaça dourada tem cultivo orgânico e certificado, o que torna seu preço mais alto. No quesito sabor, a dourada é mais suave que a marrom. No entanto, elas são bem parecidas em termos nutricionais. A diferença fica por conta dos Ômegas 3, 6 e 9 presentes na variedade dourada, enquanto a marrom contém somente o Ômega 3. No entanto, as duas versões trazem muitos benefícios ao organismo.

Maneiras para consumir

O ideal é consumir a linhaça em forma de farinha, para facilitar a digestão e a fim de que seus nutrientes sejam absorvidos ao máximo pelo organismo. Especialistas indicam que o melhor é comprar a linhaça inteira e a moer no momento de consumir. Isto para que as propriedades nutricionais sejam completamente preservadas. No entanto, não há problema algum em já comprá-la moída, por conta da praticidade.

A linhaça não altera o sabor dos alimentos e pode ser utilizada em sucos, vitaminas, iogurtes, sopas, ensopados, saladas, molhos, mingaus ou na receita que você desejar. Uma colher de sopa para adultos e uma de sobremesa para crianças é a quantidade diária ideal para o consumo de linhaça.

Receita do chef

Suco de ameixa com tamarindo e gel de linhaça

Rendimento
1 porção

Ingredientes
1 polpa de tamarindo
1 cubinho de gel de linhaça
3 unidades de ameixa

Preparo
Bata aos poucos no liquidificar e sirva

Dicas
Não se esqueça de enriquecê-lo com banana verde. Você pode variar esta receita substituindo o tamarindo por ameixa ou pêssego, natural ou polpa.

Você viu quantos benefícios a linhaça traz ao organismo? Conte para nós se você consome linhaça ou pretende incluir a semente em sua alimentação. Se tiver alguma dica, divida conosco, nós vamos adorar saber!