CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA CULINÁRIA INDIANA

1.jpg

A Índia é uma das civilizações mais antigas da história e sua cultura até hoje influencia diversos países ao redor do mundo. Religião, filosofia e arquitetura são alguns dos aspectos dessa cultura que ganha mais amantes a cada dia. A culinária também é um ponto marcante do País: o alimento é sagrado e faz parte de praticamente todas as comemorações. As vantagens da comida indiana são inúmeras: os pratos são belíssimos, deliciosos e os temperos utilizados trazem diversos benefícios à saúde!

Os benefícios da comida indiana

O uso de especiarias desperta sabores, aromas sofisticados e é o grande diferencial nesta culinária, que utiliza muitos ingredientes naturais com propriedades medicinais e terapêuticas que ajudam a manter o corpo em perfeito funcionamento: o Açafrão, por exemplo, purifica o sangue; o Curry retarda o avanço do Alzheimer; o Cardamomo ajuda no foco e concentração; o Cravo estimula as atividades do estômago e o Tamarindo faz bem ao coração.

Essas, entre outras especiarias naturais, são bastante utilizadas no preparo dos pratos indianos. Esta culinária conta, ainda, com influências árabes muito ricas: berinjela, grãos, nozes e castanhas são utilizadas para dar aquele toque especial nas refeições.

Não são apenas os pratos que contam com especiarias. Você já deve ter ouvido falar do Chai, o famoso chá indiano. Na Índia, a bebida é consumida diversas vezes ao longo dia, como fazemos no Brasil com o café. Sua base é o chá preto, que, misturado ao leite, é exposto a diversas especiarias, como gengibre e canela.

Muitas especiarias utilizadas nos pratos e bebidas indianas têm, ainda, propriedades termogênicas, ou seja, aceleram o metabolismo e ajudam na queima calórica. É o caso da canela, algumas pimentas, gengibre e sementes de mostarda. Com tantos benefícios, é impossível não ficar com água na boca, não é mesmo?

Espiritualidade e alimentação

Grande parte da Índia é vegetariana, pois os hindus acreditam que a vaca é um animal sagrado e optam por uma alimentação livre de carne. Por esse motivo, as proteínas indispensáveis para manter os indianos saudáveis são encontradas em frutas e vegetais, muitas vezes cultivados de forma orgânica. Ao eliminar a carne bovina pela relação espiritual com o alimento, eles optam pelo consumo de carnes magras, como frango e peixe.

Por não contar com grandes quantidades de sal ou gordura, a culinária indiana é considerada uma das mais saudáveis do mundo. Aqui vai uma curiosidade: sabia que na Índia, a alimentação está tão conectada com a religião, que boa parte das famílias indianas constrói um altar na cozinha? De acordo com a tradição religiosa, os hindus oferecem uma parte do alimento como oferenda aos deuses.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a cultura indiana e conheceu os incríveis benefícios da culinária deste país, que tal se aventurar e degusta-la? Se você tem alguma dica de preparo ou conhece mais vantagens de consumir esses temperos e alimentos, compartilhe com a gente!