VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO MARACUJÁ?

4.jpg

Todos conhecem essa frutinha amarela que muitos acham um pouco azeda. Mas vocês conhecem os benefícios dela?

O maracujá é uma das frutas com maior produção no Brasil. Para plantar essa fruta é necessário um território de clima tropical ou subtropical, já temos o primeiro motivo para se consumi-lo. Sempre prefira alimentos de sua região e da safra do mês, esses contêm menos agrotóxicos, mais nutrientes e são mais baratos.

O maracujá é conhecido por ser um calmante natural por conter o flavonoide “passiflora”, porém a maior parte da passiflora é encontrada nas suas folhas.

Você encontra dois tipos de maracujá o azedo e o amarelo, quando a casca esta mais enrugada a polpa está mais adocicada e as mais lisas são conhecidas por serem mais azedas.

Benefícios do maracujá

O maracujá fruta é rica em potássio, zinco e magnésio, esses ajudam na saúde cardiovascular;
vitamina C também presente ajuda na imunidade contra infecções e age como um antioxidante;
O maracujá ajuda no controle da pressão arterial, portanto em casos de pressão baixa não é muito indicado, por ter ação sedativa a pressão pode cair ainda mais.
Outros nutrientes como manganêsferro e fósforo também são presentes na fruta;

Por conter muito potássio e fósforo portadores de doença renal crônica deve ter cautela ao consumi-lo.

Além da polpa deve-se dar atenção à casca do maracujá, riquíssima em fibra solúvel, a pectina. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca evita os picos de insulina, ou seja, ótimo para os diabéticos, ajuda a regular os níveis de colesterol, favorece a eliminação de toxinas ajudando na manutenção do peso.

Você sabe como usar a casca? Faça uma farinha, segue a receita:

Farinha da casca do maracujá

44.png

Pegue os maracujás orgânicos e faça a correta higienização. Corte ao meio e retire a polpa, guarde para fazer seu Suco Zen. Corte a casca em pedaços e coloque em uma assadeira, asse em forno médio por aproximadamente trinta minutos (quando a casca estiver torrada), espere esfriar e bata no liquidificador até virar uma farinha, peneire e guarde em um recipiente de vidro. Você pode colocar em suco, frutas, saladas, sopas.

Suco de Maracujá Zen

444.png

Veja a receita do Suco de Maracujá Zen do chef Renato Calleffi para fazer com a polpa do maracujá:

Rendimento
1 porção

Ingredientes
1 polpa congelada ou fresca de maracujá
1 pedacinho de anis estrelado
1 colher de sopa de mel
1 fatia fina de gengibre com ou sem a casca

Preparo
Bata tudo no liquidificador, coe e sirva.

Dicas
Não se esqueça de enriquecê-lo com banana verde e/ou gel de linhaça. Você pode variar este suco substituindo o mel por uma fruta madura da estação ou por ameixa sem caroço.

Você conhecia todos os benefícios do maracujá? Gosta da fruta? O que achou das nossas dicas? Não se esqueça de deixar seu comentário!