CONHEÇA AS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO MEL

0.jpg

O mel é um alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado por enzimas digestivas desses insetos sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento. Encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, ele é constituído de diferentes açúcares, predominantemente de monossacarídeos: glicose e frutose.

Ele também apresenta teores de proteínas e aminoácidos, enzimas, minerais, pólen e outras substâncias como sacarose, maltose, malesitose e outros oligossacarídeos como a dextrina. Além de pequenas concentrações de fungosalgasleveduras e partículas sólidas resultantes do processo de obtenção do mel.

O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais, como selênio, cobre, fósforo e ferro e vitaminas essenciais à nossa saúde, como as do complexo B e vitamina C, também contêm substâncias antioxidantes (flavonóides e fenólicos). Quanto mais escuro, maior concentração de minerais. Quanto mais claro maior a concentração de vitamina C. Ele também é um alimento de alto valor energético e possui propriedades medicinais com ação antibacteriana.

De acordo com a planta que fornece o néctar, o mel tem características diferentes quanto à cor, sabor e aroma. Ele é classificado a partir das diferentes espécies de flores das quais as abelhas retiram o néctar. As principais são:

  • Mel de Laranjeira: Aromático, de cor clara e sabor suave. Auxilia no tratamento de distúrbios intestinais. Também pode ser utilizado como tranquilizante natural, para adoçar bebidas e em preparações matinais como frutas, cereais e pães. Seu sabor é um dos mais
    agradáveis.

  • Mel de Eucalipto: Com o sabor mais forte e coloração mais escura do que os outros tipos de mel devido a maior concentração de ferro, magnésio, cálcio e enxofre. É o mais indicado para tossesresfriadossinusiteirritação da garganta e bronquite (infecções das vias respiratórias em geral).

  • Mel Silvestre: Possui sabor suave, funciona como um ótimo adoçante para bebidas em geral. Tem propriedades calmantedesintoxicantes e fortificantes. É uma boa fonte de minerais.

Propriedades nutricionais do mel

  • Combate de doenças das vias respiratórias como tosse e inflamação na garganta.

  • A ação dos flavonóides ajuda a diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e melhorar a resposta imunológica.

  • A inibina age como um antibiótico natural, com ação antissépticaanti-inflamatória e antimicrobiana.

  • Melhora o funcionamento do intestino por conta da presença das fibras solúveis.

  • É uma fonte de energia por conter alto teor de açúcares.

  • Tem ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a flora intestinal.

mel orgânico associa os seus benefícios aos dos alimentos orgânicos, cultivados em harmonia com o meio ambiente e gerando mais qualidade do alimento.

Recomendações de consumo

00.png

Use sempre com orientação profissional: de 1 colher de chá a 1 colher de sopa ao dia, dependendo das necessidades individuais. Ele é bem versátil e pode ser usado para adoçar bebidas (sucos e chás), no café da manhã com iogurtes, frutas e panquecas.

Contra-Indicações

O mel não deve ser consumido por diabéticos, especialmente sem prescrição profissional, por ser rico açúcares simples, indivíduos com sobrepeso, obesidade e triglicérides elevado, também devem usar com moderação e orientação nutricional.

000.png

Crianças com menos de 1 ano também não devem consumir de mel, pois pode conter esporos de Clostridium botullinum e transmitir o botulismo. Você tem o hábito de consumir mel todos os dias? Conhecia todas suas propriedades? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão e, se gostou, não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos. Até a próxima!