5 FONTES DE FIBRA QUE NÃO PODEM FALTAR NA SUA ALIMENTAÇÃO

1.jpg

Uma alimentação equilibrada e saudável contempla uma quantidade balanceada de gorduras boas, proteínas, carboidratos e, indispensavelmente, uma boa dose de fibras. Elas contribuem para que todo o nosso organismo funcione bem e desempenhe com muita vitalidade todas as atividades.

Há quem não saiba, mas as fibras são de extrema importância em qualquer dieta. Consumindo regularmente esse nutriente, evitamos possíveis incômodos intestinais e, o melhor, somos capazes de manter o peso sempre em dia. Isso tudo porque elas auxiliam a flora intestinal, ajudando na produção de bactérias benéficas e diminuindo as do tipo patogênicas.

Conheça as principais fontes de fibra

Aqueles que se preocupam em incluir frutas e verduras nas refeições já estão consumindo boas doses desse precioso nutriente. Entretanto, caso você ainda não saiba sobre todas as opções de alimentos que podem ajuda-lo a manter a vida equilibrada com muito sabor, vamos te ajudar.

Biomassa de banana verde

11.png

Você já experimentou a biomassa de banana verde? Riquíssima em vitaminas A e B, é um super antioxidante com ação anti-inflamatória. Por possuir alto teor de fibras, a biomassa evita picos de glicose no sangue e ainda ajuda a reduzir a absorção de gorduras. Quer um conselho de ouro? Experimente a nossa Ganache de Cacau, que é zero açúcar, zero lactose e sem glúten.

Chia

111.png

Outro aliado infalível na busca por níveis adequados de fibra é a chia! O que não faltam são elogios para essa pequena semente. Cheia de ômega 3, cálcio, magnésio e potássio, a chia ajuda a prevenir quadros de anemia e auxilia no metabolismo. Como todo alimento rico em fibra, ela age fortalecendo a saúde muscular e, por isso, previne as temidas câimbras. Que tal aprender a preparar um delicioso pão de queijo funcional com essa sementinha?

Linhaça

1111.png

Consumida na variedade dourada ou marrom, a linhaça não fica nada atrás da chia quando o assunto é benefício. As fibras da linhaça estimulam o bom funcionando do intestino e contribuem para o aumento da imunidade. Se consumida em forma de farinha, por facilitar a digestão, ela é capaz de promover maior absorção dos nutrientes pelo organismo. Assim como a chia, a linhaça também é utilizada no preparo de sucos, vitaminas e até mesmo bolos funcionais.

Grãos

11111.png

Você sabia que o feijão preto, além de muito saboroso, faz muito bem para o corpo e coração? Eles são ricos em ácido fólico e magnésio e, por isso, reduzem os níveis de colesterol no sangue. Isso diminui os riscos de doenças neurológicas e problemas cardíacos.

Lentilhas são bastante versáteis e cada xícara do alimento já fornece uma generosa quantidade de fibra ao nosso organismo. Seja criativo e se beneficie com a experiência.

Frutas, vegetais e legumes

111111.png

Certamente, um prato que respeita as porções ideais de nutrientes e macro nutrientes, contempla a dose diária recomendada. Fora as dicas acima, as frutas e vegetais, tais como milho, batata doce, brócolis, abóbora e alcachofra, deixarão a refeição muito mais completa e saborosa.

Receita do Chef

Suco verde de couve com abacaxi, maça e salsão

Ingredientes

3 unidades de couve-manteiga
½ maçã verde
1 talo de salsão
1 rodela de 2 cm de abacaxi
1 xícara de água de coco ou água natural (você pode variar com o suco ou mesmo com o chá da sua preferência)

Preparo

Corte o abacaxi, a maçã e o salsão em três partes e envolva cada parte em uma folha de couve. Centrifugue tudo e misture com o líquido de sua preferência ou simplesmente bata tudo no liquidificador com o líquido de sua preferência.

Dicas

Não se esqueça de enriquecê-lo com banana verde e/ou gel de linhaça. Você pode variar este suco adicionando um pedacinho de 7 cm de pepino sem casca e uma fatia fina de gengibre sem casca. Coe depois se preferir. Qual fonte de fibras tem presença obrigatória em seus pratos? Ficou com vontade de experimentar alguma das nossas sugestões? Conta pra gente nos comentários!