CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO PINHÃO

9.jpg

Tipicamente brasileira, a semente do pinheiro sempre chega em nossos pratos nos meses mais frios do ano. Para nossa sorte, o pinhão, alimento bastante funcional, é poderoso e carrega uma dose extra de nutrientesvitaminas e minerais que ajudam o nosso organismo a se manter imune a certos vírus, típicos das estações mais geladas. Quer saber mais sobre todos os benefícios do pinhão? Contamos tudo no post de hoje. Continue lendo!

Comer pinhão ajuda a emagrecer?

Consumida após o cozimento ou assada na brasa, a polpa do pinhão possui vitaminas C e do complexo B, além de cálcio, fósforo e proteínas. Quer uma ajudinha para perder peso? O pinhão é rico em gordura boa e pode ser um grande aliado nessa missão! Uma porção equilibrada fornece ao organismo Ácido Pinoleico, que age como um supressor da fome e estimula o equilíbrio intestinal, fazendo-o funcionar corretamente e propiciando o emagrecimento.

Em 100g do alimento, encontramos uma boa quantidade de proteína, carboidratos, fibras e gorduras, o que de forma balanceada contribui para a manutenção ou ganho de massa muscular, fator de extrema importância para a queima das temidas gordurinhas, como as da região do abdômen, por exemplo. Para alcançar tal objetivo, no entanto, o ideal é consumir entre 6 e 10 unidades apenas.

Apesar de muito saudável, o alimento é bastante calórico. Entretanto, não vamos nos esquecer que caloria é sinônimo de energia. Ou seja, se você pratica esportes, gosta de ir à academia e está sempre de olho na sua evolução em qualquer que seja a modalidade, uma porção mais reforçada é, sim, indicada. Consumido corretamente, ele se transformará em um suplemento bastante completo e benéfico para uma movimentação mais intensa e prazerosa.

Os benefícios do pinhão para o seu corpo

99.png

Em pratos mais elaborados, doces ou salgados, ou até mesmo como aperitivo, o pinhão é também um forte aliado no combate de doenças cardíacas. Por ser composto por uma generosa quantidade de potássio, ele é capaz de aumentar o diâmetro das artérias, promovendo uma facilidade na circulação do sangue, o que reduz a pressão arterial e protege nossos corações. Quem não gosta de ser saudável e estar longe de qualquer complicação?

Por ser rico em antioxidantes, o consumo de doses saudáveis de pinhão colabora também para retardar o processo de envelhecimento. O alimento ajuda a remover os radicais livres do corpo, o que, além de prolongar a vitalidade, evita que possíveis probleminhas de saúde atrapalhem o dia a dia e os planos que temos para curtir cada fase da vida.

Repleto de boas quantidades de ferro por porção, o item também conta com luteína. O antioxidante, fundamental quando o assunto é prevenção de doenças oculares, age promovendo boa saúde para os nossos olhos.

Quer ver como pode o pinhão pode ser um ingrediente incrível? Confira a receita do chef Renato Caleffi:

Receita do Chef

Pinhão à provençal

Ingredientes


100 g de pinhão com casca
5 tomatinhos cereja ou picados
1 colher de café de ervas secas mistas (conhecidas com Ervas de Provence
1 colher de sobremesa de salsinha picada
1 dente de alho
Azeite

Preparo
Cozinhe o pinhão em água, na panela de pressão, sem sal, por 10 a 15 minutos após a pressão. Quanto mais seca e velha a casca, mais tempo levará para cozinhar. Retire a casca. Em uma frigideira, coloque fios de azeite e o alho, até deixar o alho crocante. Retire o alho e reserve. Na mesma frigideira, sem alho, coloque os pinhões cortados ao meio e deixe-os ficar crocantes por fora. Adicione mais um fio de azeite e em seguida as ervas, os tomatinhos e o alho novamente. Corrija o tempero com sal. Sirva com geleia de tomate misturada com molho de pimenta.

Dica
Como o pinhão é de época, você pode cozinhar uma quantidade maior e congelar em pacotes individuais com 100 g cada ou congelar o pinhão fresco.

Muito versátil, não é mesmo? E você, já conhecia as maravilhas do consumo dessa sementinha? Se sim, nos conte como consome o pinhão. Caso ainda não tenha experimentado, se animou para introduzir o ingrediente nas receitinhas desse inverno? Divide com a gente nos comentários!