RISOTO SAUDÁVEL: VEJA COMO PREPARAR ESSA DELÍCIA!

5.jpg

Se você já experimentou essa delícia da gastronomia italiana, sabe que é quase impossível resistir a essa combinação de arroz, cremosidade, parmesão e inúmeras possibilidades que arrematam os sabores. O risoto pode estrelar sozinho como prato principal ou fazer uma deliciosa companhia para carnes e grelhados. Mas a melhor notícia é que há versões orgânicas, integrais e com gorduras reduzidas. Ou seja: sabor e saúde dando as mãos! Confira aqui fatos interessantes sobre esse prato e dicas bacanas de como preparar um risoto saudável de um jeito muito fácil!

Um acidente que deu certo

Risoto vem de riso, arroz em italiano. É um prato típico da região norte da Itália e a receita clássica (o risoto milanês) nasceu de um curioso acidente em uma festa de casamento. Valério de Fiandra, um artista de Milão do século XV que também era conhecido por seus dotes culinários, cozinhava para a festa de casamento de uma de suas filhas. Enciumado, deixou cair “acidentalmente” no seu arroz uma certa quantidade de açafrão. O resultado do equívoco rendeu muitos elogios e foi responsável por originar o famoso risoto milanês. #ComerÉCelebrarAVida

O Arroz

55.png

Normalmente, prepara-se o risoto com arroz arbóreo, carnaroli ou vialone nano. São os tipos mais ricos em amido, o responsável pelo resultado de aspecto cremoso, característico do risoto. Para uma versão mais saudável, pode-se usar o arroz integral orgânico. Como todo alimento rico em fibras, ajuda a regular a glicose e o colesterol, além de melhorar o trânsito intestinal e ter maior poder de saciedade. E sendo orgânico, é livre de agrotóxicos, substâncias químicas e produzido com técnicas que respeitam a preservação do solo e da biodiversidade.

Um outro substituto riquíssimo em proteínas para um risoto saudável é a quinoa em grão, que pode ser preparada da mesma forma que o arroz. A quinoa chegou a ser considerada o alimento perfeito pela ONU e seu valor protéico é comparável ao do leite materno!

O Caldo: fazendo a diferença para um risoto saudável

555.png

O caldo tem um papel fundamental no preparo do risoto e cabe a ele dar sabor ao prato. Os caldos de legume ou carne industrializados apresentam uma enorme quantidade de sódio e de gorduras. Optar por preparar seu próprio caldo é ganho certo na saúde e no sabor. Para um caldo de legumes escolha por exemplo cenoura, cebola, salsão, alho-poró e coloque junto um bouquet garni (um “amarradinho” de ervas como tomilho, louro, alecrim, sálvia, salsa etc.) para uma deliciosa combinação de aromas e sabores. Dá até pra fazer uma quantidade maior e congelar para uma próxima receita!

Para ficar mais saudável e diminuir a gordura, mas sem perder o sabor!

5555.png

A receita clássica do risoto leva manteiga e parmesão (na finalização), ingredientes que fazem o risoto ser mais calórico. Mas há alternativas para deixar o risoto saudável sem perder o sabor. Substituir a manteiga e o parmesão por cream cheese light garante a cremosidade — já que o arroz integral não tem tanto amido (responsável por deixar o arroz cremoso) quanto o arroz arbóreo ou carnaroli.

Uma opção totalmente natural é usar um creme de couve flor no lugar do cream cheese! É só cozinhar a couve flor até ficar macia e bater no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Outra substituição interessante e saudável é usar óleo de coco orgânico para refogar o arroz (ou a quinoa). #Sabor&Saude

Agora é com você: conte pra gente qual sua receita favorita de risoto e quais são suas dicas para deixar esse prato mais saudável! Deixe seu comentário e não se esqueça de se cadastrar no nosso blog para saber tudo sobre gastronomia orgânica e funcional.