4 FORMAS DE CONSUMIR PROTEÍNA PARA QUEM É ADEPTO DA DIETA VEGANA

4.jpg

Se você é adepto ou mesmo aspirante ao veganismo, certamente deve ter se deparado alguma vez com a fatídica pergunta, proferida por alguém em tom de dúvida e crescente curiosidade: mas de onde você obtém as proteínas, já que não ingere nenhum tipo de carne?

Embora muita gente acredite que só seja possível conseguir proteínas por meio de alimentos de origem animal (as vasilhas com peito de frango assado são figurinhas carimbadas nas academias!), isso não poderia ser mais incorreto. É perfeitamente possível manter uma dieta repleta de proteínas, suprindo as necessidades diárias, sem consumir nada de fontes animais!

Ficou curioso? Quer saber como? Prossiga com a leitura e descubra quais alimentos vegetais você pode incluir no cardápio de modo satisfazer todas as suas necessidades proteicas do dia a dia e manter uma dieta equilibrada, variada e saudável. Preparado? Vamos em frente! Afinal, #ComerÉCelebrarAVida!

O básico arroz com feijão

44.jpg

Tem combinação mais tradicional na mesa do brasileiro do que o combo clássico arroz e feijão? Pois bem, além de saborosa, essa mistura é mais do que nutritiva. O arroz (de preferência integral) oferece os carboidratos que garantem energia para o transcorrer do dia, enquanto que o feijão (preto, branco ou vermelho, você é quem manda!) é fonte certa de proteínas. Isso mesmo: esse fabuloso grão é riquíssimo no nutriente. A mesma regrinha serve também para a lentilha, o grão de bico até para a ervilha. Enriqueça o prato e teste os vários sabores ao longo da semana! #Sabor&Saude

Sementes para todos os lados

444.png

Outra ótima forma de fornecer ao organismo a proteína necessária para aguentar o tranco do dia a dia são as sementes e oleaginosas. Tem pra todos os gostos — castanhas, amêndoas, nozes e chia. Além de fontes certas de proteína, esses alimentos também são ricos em ômega-3. Mas atenção: não vale exagerar na dose! As oleaginosas costumam ser ricas em gordura — embora do tipo bom, não convém exagerar na quantidade!

Capriche no guacamole

4444.png

Outra fonte fantástica de proteína é o abacate. Tradicional da cozinha mexicana (quem nunca provou o famoso guacamole?), é possível incorporar o alimento também nas saladas e vitaminas, que na proposta vegana devem ser feitas com leites de origem vegetal, como o de amêndoas e o de arroz. Ideal para o lanchinho da tarde, não é mesmo?

A celebrada quinoa

44444.png

Outro alimento de grande riqueza nutricional, a quinoa — até pouco tempo desconhecida pela maior parte dos brasileiros — também está fazendo bastante sucesso na mesa do almoço. E com razão! Além de saborosa e nutritiva, ela é bastante versátil, podendo ser usada nas saladas, como substituta do arroz ou até mesmo batida em sucos e vitaminas do café da manhã. Bacana, não é mesmo?

E então, o que achou dessas dicas? Já sabe as formas de consumir proteínas e incorporá-las na sua dieta vegana ou vegetariana, mantendo-a adequada, balanceada e nutritiva? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas e fique de olho no nosso blog para mais informações como essa! Até logo!