OS BENEFÍCIOS DA CARNE ORGÂNICA PARA SAÚDE E MEIO AMBIENTE

2.jpg

Os produtos orgânicos oferecem diversos benefícios à saúde do ser humano e ao meio ambiente. Este mercado cresce, anualmente, 15% somente no Brasil e já está em atividade no país há cerca de 10 anos. Diferentemente do que acontece na Europa, carnes orgânicas ainda são pouco consumidas pelos brasileiros, pois muitos desconhecem suas vantagens com relação às carnes tradicionais. Sua produção é feita a partir de um sistema ambientalmente correto, que recebe auditorias e certificações para garantir ao consumidor final um produto natural e saudável.

A carne orgânica é visualmente semelhante à tradicional, embora elas sejam completamente diferentes. O que torna uma carne orgânica é a forma como os animais vivem e são alimentados até o momento do abate. Desde o nascimento, eles são rastreados individualmente para registro de pesagem, vacinação e coleta de outras informações.

O sistema agroecológico promove o bem-estar do animal, garantindo um lugar seguro para criação do gado (com currais circulares para evitar que se machuquem) e alimentação saudável (muitas vezes produzida pelo próprio pecuarista). Além disso, toda a adubação do pasto ao redor dos currais é feita sem adição de agrotóxicos. Para prevenção de doenças, são usados medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e técnicas de acupuntura.

Os benefícios da carne orgânica

22.jpg

Imagine o sabor de um alimento completamente livre de aditivos químicos, produzido da maneira mais natural possível. Parece incrível, não? Além do sabor acentuado, as carnes orgânicas são ricas em Vitaminas A e E, além de Ômega 3 e 6 e ácidos graxos conjugados.

O processo de produção desta carne garante ao consumidor um alimento diferenciado, seguro e de altíssima qualidade. Para que isso aconteça, toda a atividade pecuária precisa cumprir à risca as exigências da legislação ambiental, como proibição do uso de fogo, evitar a contaminação do solo e proteger os rios. Isso tudo faz com que o meio ambiente também seja beneficiado com a produção de carne orgânica.

Onde encontrar

222.png

Os dois grandes produtores brasileiros de carnes orgânicas são associações localizadas na Bacia Hidrográfica do Pantanal: a Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos(ASPRANOR), em Mato Grosso; e a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), em Mato Grosso do Sul. A carne é fornecida para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Agora que você já sabe a diferença entre as carnes tradicionais e orgânicas, que tal experimentar este alimento sem aditivos? Se você já o consome, nos conte a sua experiência: queremos te ouvir! Compartilhe essa matéria nas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios das carnes orgânicas.