TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR UMA DIETA VEGANA

4.jpg

Você já ouviu falar em veganismo? É bem provável que sim. Nos tempos atuais, cada vez mais pessoas têm adotado esse estilo de vida. Mas o que ele de fato significa? Essa resposta é muito simples: um vegano é aquele que opta por não usar, vestir ou se alimentar de produtos de origem animal. Isso mesmo! Nada de couro, lã, mel, carne, ovos ou leite.

O desafio pode até parecer grande, a princípio, mas a verdade é que nutrir hábitos livres de exploração animal é mais acessível e alcançável do que se imagina. Ficou curioso? Prossiga com a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para começar uma dieta vegana. Afinal, #ComerÉCelebrarAVida!

Defina o seu ritmo!

04.png

O veganismo implica questionar uma série de costumes e substituir refeições do cotidiano: o queijo vai ceder lugar para geleia, para as pastas de tofu, couve-flor, berinjela ou grão-de-bico. A carne será trocada pelo bife de soja, hambúrgueres de quinoa, feijão ou lentilha. As refeições na rua precisarão ser planejadas de forma estratégica, e possivelmente reduzidas.

Tudo isso requer um tempo de adaptação. Se você se sente preparado para fazer as mudanças de uma só vez, mergulhe de cabeça no veganismo. Caso contrário, caminhe a passos mais lentos, um dia de cada vez até que a transição termine por completo. O importante é não desistir!

Invista em alimentos naturais

004.png

Frutas, verduras e legumes são excelentes aliados de uma dieta vegana. Versáteis e saborosos, é possível utilizá-los das mais diversas maneiras. Em saladas ou molhos, assados, cozidos ou crus, temperados ou in natura. Tudo é válido. Use a criatividade, teste receitas, experimente sabores, improvise temperos e arrisque combinações. Os resultados podem ser surpreendentes! #DaHortaParaMesa

E as proteínas?

0004.png

Essa perguntinha clássica é uma velha conhecida de todo vegano. Parece ser curiosidade geral: de onde vêm as proteínas da dieta vegana? Para isso, não há mistério. Lentilha, grão de bico, quinoa, ervilha, broto de feijão e outros brotos em geral, couve, brócolis, espinafre, cogumelo, tofu e até o tomate. Todos esses alimentos são riquíssimos nesse nutriente e podem dar uma turbinada na sua alimentação, saúde e bem-estar. Outras opções são as oleaginosas: amendoim, castanhas, amêndoas e nozes. Além de repletas de gordura boa, ômegas 3 e 6, esses alimentos são ótimas fontes de proteína.

Aprenda a ler rótulos!

00004.png

Para se tornar vegano, aprender a ler rótulos é fundamental. Alguns produtos aparentemente inofensivos podem conter ingredientes de origem animal. Quer um exemplo? O corante natural cochonilha (também conhecido como carmim), que confere coloração avermelhada à comida, é feito a partir de insetos esmagados. Ficou surpreso? Pois é. Ler rótulos e conhecer mais sobre a composição daquilo que se ingere não é apenas um hábito saudável, mas também um pré-requisito para todo aspirante ao veganismo. Atenção na hora das compras!

Explore a sua cidade!

000004.png

A oferta de alimentos para veganos em restaurantes que se concentram em carne e laticínios não costuma ser lá muito boa. Por isso, para expandir as opções de almoços fora de casa, comece a explorar os cantinhos de sua cidade. Analise os cardápios de forma minuciosa, explore restaurantes naturais, orgânicos, funcionais, vegetarianos ou veganos. Peça indicações, conselhos, converse com amigos e familiares, navegue pela internet e troque ideias nas redes sociais. Conheça as ofertas veganas em sua cidade e surpreenda-se com novos sabores!

De olho na B12!

0000004.png

Essa dica é essencial. A vitamina B12, sintetizada por bactérias, é o único nutriente essencial a nossa sobrevivência que não pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal. Justamente por isso os veganos estão mais propensos a apresentar deficiências dessa substância. Uma carência pode afetar o sistema nervoso, causando formigamentos nas mãos, cansaço e perda de memória.

Por isso, atenção e cuidado! Converse com seu médico ou nutricionista, meça as suas taxas regulamente e procure se informar sobre métodos de suplementação da B12. Comprimidos sublinguais, cápsulas e até injeção intramuscular são algumas das opções de reposição e a manutenção das doses diárias corretas. Informe-se, afinal, não dá pra se descuidar.

Aprenda a cozinhar!

Lasanha de tofu ou abobrinha, hambúrgueres de quinoa e até de casca de banana, pão de queijo sem queijo, cachorro quente de cenoura, bolos sem ovos, mousse de abacate, falafel, quibe de soja, guacamole! As opção de comida vegana são as mais diversas — por que não testá-las? Arregace as mangas e vá tentar a sorte na cozinha. Aprimore os talentos culinários e use a criatividade para elaborar as mais saborosas receitas. Na internet, é possível ter fácil acesso a uma série delas. Tem para todos os gostos! #Sabor&Saúde

Receita do chef

A receita a seguir foi publicada no livro Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional, uma parceria do chef Renato Caleffi com a Dra. Gisela Savioli.
Cuscuz de quinua à moda marroquina

Rendimento

1 porção

Utensílios

Ralador de legumes, tábua, faca, panela funda, frigideira, amassador de alho (opcional), colher e espátula

Ingredientes
½ xícara de chá de grãos de quinua
1 xícara e meia de água
1 colher de sopa de ervilha
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cenoura ralada
1 colher de sopa de cebola picada ou ralada
1 dente de alho picado ou amassado
Fios de azeite
Pimenta síria ou pimenta-da-jamaica moída
● Noz moscada ralada ou moída
● 1 colher de café de azeite de gengibre
● 1 colher de café de azeite de hortelã
● Sal a gosto

Preparo

Lave os grãos em água corrente em temperatura ambiente e deixe escolher numa peneira. Aqueça a panela e adicione os grãos de quinua. Mexa os grãos para eles secarem bem. Adicione água em temperatura ambiente e cozinhe em fogo de médio a alto. Cozinhe até o momento em que a água estiver toda absorvida. Retire do fogo e reserve. Em uma frigideira ou panela pequena, adicione fios de azeite e refogue o alho, em seguida, a quinua com o azeite de hortelã e do gengibre.

O que achou das nossas dicas? Ficou encorajado a mergulhar de vez no universo vegan? Conte pra gente a sua experiência e inspire outras pessoas!