SAIBA ONDE ECONOMIZAR NOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

5.jpg

Conscientização ambiental somada à vontade de ter uma vida mais saudável são as principais razões que têm levado pessoas a optarem pela alimentação orgânica. Isso porque, além de preservarem os valores nutricionais dos alimentos, os orgânicos também são cultivados sem o uso de agrotóxicos e fazem parte de um meio de produção que preserva a biodiversidade – utilizando os recursos naturais de maneira consciente e sustentável.

É claro que todas essas vantagens ainda podem ter um custo mais elevado, já que a produção orgânica exige manuseio especializado e caro para uma demanda que ainda é baixa. Porém, não é por conta disso que você vai deixar de ser sustentável e comer de maneira mais natural e balanceada, não é mesmo? Por isso, hoje te daremos algumas
dicas para encontrar orgânicos mais baratos.

Procure conhecer pessoas que também tenham interesse em alimentos orgânicos

O famoso “boca a boca” é fundamental para saber mais sobre o tema e, já que você está buscando sobre os benefícios desse estilo de vida, te damos uma dica: pesquise. Busque se conectar com vizinhos, amigos do trabalho e especialistas. Eles podem te indicar material para pesquisa sobre o assunto, além de recomendar hortifrútis, feiras ou produtores agrícolas com preços acessíveis.

Encontre a feira orgânica mais próxima de você

55.png

As feiras orgânicas conseguem baratear os preços dos itens em até 463% em relação aos supermercados, de acordo com pesquisas feitas pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) feita em 2010. Por isso, fique atento à essa nova alternativa que, além de beneficiar a sua saúde, faz bem para o seu bolso e movimenta a economia do pequeno agricultor local.

Quer saber da boa notícia? Encontrar as feiras, produtores e cooperativas orgânicas ficou muito mais fácil. O IDEC possui um mapa de feira orgânicas no país. Com ele, você localiza os pontos de venda mais próximos e ainda pode traçar rotas de acesso até lá. Se preferir, baixe o aplicativo – disponível para iOS e Android – e boa vida saudável para você!

Para quem mora na cidade de São Paulo, te apresentamos o Instituto Chão

555.jpg

Com uma proposta sustentável e sadia, o Instituto Chão é um exemplo de economia solidária onde o que menos interessa é o lucro. Acontece que lá os produtos são comercializados pelo preço direto do agricultor. Se você pensa que é somente de comida que estamos falando, está enganado. A associação sem fins lucrativos vende desde itens de hortifrúti, até sabão artesanal e repelente – todos com produção sem o uso de industrializados.

Os donos do estabelecimento acreditam que, quanto maior for número de procura por produtos orgânicos, mais barato seriam os itens, já que compensariam toda a demanda logística que ainda impacta no orçamento do pequeno produtor.

Aposte nos serviços delivery para alimentos orgânicos

5555.png

Com o crescimento de adeptos do consumo sustentável, a demanda de alimentos orgânicos, que ainda é menor do que a de produtos industrializados, aumentou. Para que isso acontecesse, a tecnologia teve e tem grande influência, já que a quantidade de sites e aplicativos com sugestões de feiras e hortifrútis têm aumentado.

Não é à toa que hoje você pode ter uma alimentação saudável sem precisar sair de casa por conta dos serviços delivery orgânicos. São opções variadas de hortaliças, legumes e até carnes à pronta entrega. Para saber mais, acesse o Portal Orgânico. Lá dá para filtrar a busca por cidade, estado e encontrar estabelecimentos mais próximos de você, incluindo lojas especializadas, livrarias e supermercados.