SAIBA COMO SUBSTITUIR A SOJA POR OUTROS ALIMENTOS

1.jpg

A preocupação em rever os hábitos alimentares, focando em uma dieta balanceada e mais nutritiva tem aumentado bastante. Um exemplo disso é o crescimento de pessoas que resolveram banir o consumo de carne do cardápio por perceberem os benefícios de ingerir exclusivamente alimentos de origem vegetal, como verduras, legumes e frutas.

Se você é uma dessas pessoas, mas está hesitando porque não quer ficar restrito à substituição da carne por soja, não se desespere.

Vamos te apresentar uma série de opções gostosas e nutritivas para consumir no lugar da carne. O importante é não se esquecer de equilibrar a alimentação com ingredientes equivalentes à força proteica da carne para não criar uma deficiência nutricional, ok? Isso inclui uma variada seleção de verduras, legumes, óleos saudáveis, sementes e cereais, além de frutas e leguminosas.

Verduras

Embora não sejam elas as grandes provedoras da proteína vegetal, fazem parte de um grupo alimentar que vai te auxiliar a absorver substâncias proteicas de outros itens. Além disso, são grandes fontes de vitaminasfibraságua e ferro.

Castanhas e Nozes

11.png

Ao contrário do que muita gente pensa, essas oleagunosas não são somente uma explosão calórica, mas ricas fontes de energia e gorduras saudáveis para o funcionamento cerebral. Se você quer ficar cheio de energia e ainda aumentar o consumo de proteínas, aposte nestas opções.

Quinoa

Esse cereal é uma bomba proteica. Isso porque em cada 100 g desse alimento, há cerca de 15 g de proteína, bastante cálcioferro e magnésio, sem contar a fibra alimentar que corresponde a 7 g nesta porção.

Cereais Integrais

111.png

Além da Quinoa, é possível variar no quesito cereal. Sendo assim, abuse de aveia, granola, centeio e arroz integral. Esses ingredientes são grandes fontes de proteína vegetal, ferro e vitamina B. Fora isso, esse alimentos são ótimos aliados para quem quer perder uns quilinhos, já que promovem a sensação de saciedade.

Cogumelos

Além do sabor salgadinho e da consistência firme, os cogumelos são muito queridos por aqueles que querem abandonar de vez o consumo da carne. Somente em proteínas vegetais, eles são detentores de 2 vezes mais do que outros alimentos. Para melhorar, são ricos em ferro e vitamina B12.

Leguminosas

1111.png

Grão de bico, lentilha, feijão e ervilha são excelentes opções. Esse grupo alimentar pode ser facilmente ingerido no lugar de carne porque são excelentes fontes de proteína vegetal e fibras.

Ovos e Laticínios

Se você não é vegano, fique à vontade para ingerir a proteína animal desses alimentos. As claras e os queijos magros, como minas frescal, cotagge e ricota são grandes fontes de proteína e contêm pouca caloria. Existem vários estudos que comprovam que a ingestão de ovo não aumenta o colesterol, e na gema há a colina, um nutriente importante. Só não é recomendado comê-lo cru ou quente. Ele precisa estar bem cozido.

E aí, gostou das nossas dicas? Então nos conte se você já substitui carne por algum desses alimentos e gostou. Compartilhe outras sugestões e deixe o nosso blog mais interativo.