PREVINA-SE CONTRA AS DOENÇAS DE INVERNO POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO

0.jpg

Quando chega o inverno, além das baixas temperaturas, o clima fica muito seco e junto com ele vêm os espirros, tosses, alergias, resfriados e baixa da imunidade. Uma alimentação rica em nutrientes com bastante verduras, legumes, frutas e chás contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, e assim você fica mais resistentes às doenças.

Segue algumas dicas de alimentos para ajudar a prevenir essas doenças. Mas não adianta esperar ficar gripado para melhorar a alimentação, é importante sempre se alimentar bem.

Beba muita água

No inverno a tendência é de tomar menos água, mas é importante se policiar para que isso não ocorra. Com o tempo seco é ainda mais imprescindível se hidratar.

Vitamina C

Prefira alimentos com alto teor dessa vitamina, pois eles ajudam na imunidade e auxilia na absorção de minerais. Alguns dos alimentos ricos em vitamina C são: acerolalaranja e limão.

Betacaroteno

betacaroteno apresenta antioxidantes e combate as infecções. É possível encontra-lo na cenoura, no caqui, no mamão, no tomate e na abóbora.

Alimentos verdes escuros

Os alimentos verdes escuros, como brócolis, espinafre, escarola e couve, são rico em ferrocálcio e zinco, que são nutrientes importantíssimos para o controle da imunidade.

Chás

Além de te manter aquecido, eles são ótimas opções para evitar o resfriado. O gengibre, por exemplo, ajuda no processo inflamatório. Pode-se também usar também hortelãcanelacardamomo e chá verde.

Mel

O mel ajuda nas infecções e na produção de anticorpos. Porém, é preciso tomar cuidado com a quantidade usada.

Alho

Além de combater os radicais livres, o alho ajuda no sistema imunológico.

Geleia Real

A geleia real ajuda a combater os vírus e as bactérias.

Sopas

Além de aquece, a sopa funcional vai conter vários nutrientes importantes.

Cuidado com alguns alimentos

00.png

O leite e seus derivados devem ser evitados, pois eles favorecem a formação de muco no organismo e isso permite que o quadro de mal-estar como nariz entupido e catarro se prolonguem. Evite também álcool, cafeína e sal que enfraquecem o sistema imunológico e vão deixar a sua recuperação mais lenta. Além disso, produtos industrializados com corante, conservante e açúcar vão atrapalhar o seu sistema imunológico.

Muitas pessoas falam que no inverno engorda, mas na verdade, se você seguir uma alimentação equilibrada e cheia de nutrientes e fitoquimicos, esta é a época mais fácil de emagrecer. Com o frio, o nosso organismo precisa produzir mais calor e o metabolismo então fica mais acelerado para manter a temperatura do corpo. Esse metabolismo mais acelerado é sinônimo de gasto maior de calorias. Com as escolhas certas é mais fácil de emagrecer no inverno do que no verão.

As saladas são mais rejeitadas no inverno por não darem aquele conforto de estar consumindo algo quente. Uma dica é optar por consumir os vegetais no vapor e as folhas refogadas, salpique sementes de abóbora e girassol em cima.

Aproveite o clima e aprenda a preparar uma receita de sopa funcional do chef Renato Caleffi:

Sopa de abóbora e gengibre

Ingredientes

1 abóbora japonesa (pode-se utilizar a casca, basta lavar bem)
65 g de óleo de coco, azeite ou manteiga
2 l de caldo ou água
1 pedacinho de gengibre
sal a gosto
2 dentes de alho

Preparo

Retire a casca (opcional: com a casca irá ficar mais escura, no entanto mais nutritiva) e as sementes da abóbora. Corte-a em cubos. Numa panela, cozinhe a abóbora com o alho, o gengibre e a água, até a abóbora ficar macia. Bata tudo no liquidificador, adicionando o liquido aos poucos até alcançar a consistência desejada. Se ainda sobrar liquido sem abóbora, dispense ou utilize para outra preparação. Adicione a manteiga, sal e continue batendo. Corrija o tempero ao seu gosto e sirva.

Dicas

Adicione um toque de mel no momento de servir.

Você já sabia que era mais fácil emagrecer no inverno que no verão? Conhecia todos os perigos de alguns alimentos? O que achou das dicas de hoje? Não deixe de assinar o blog para receber todos os artigo do Le Manjue em primeira mão.