Medicina Ayurvedica pela Nutricionista Dra. Astrid Pfeiffer

Captura de Tela 2019-08-01 às 10.53.54.png

A Medicina Ayurvédica é um sistema holístico e milenar desenvolvido pelos antigos Sábios da Índia. A palavra Ayurveda é um termo em sânscrito que significa “ciência da vida”, Ayu, significa vida, e Veda, significa conhecimento ou ciência.

Os princípios ayurvédicos baseiam-se através dos cinco elementos da natureza: espaço (também chamado de éter), ar, fogo, terra e água. A partir da combinação desses elementos são constituídos os Doshas (humores vitais) Vata, Pitta e Kapha. Estas três forças estão presentes em todas as células, tecidos e órgãos de nosso corpo, os quais devem estar em equilíbrio para que não haja desenvolvimento de doenças.

Vata (vento) é ar e espaço, governa todo o movimento da mente, do corpo, a respiração e também os outros dois princípios, Pitta e Kapha. Excesso de vata leva a desorientação sensorial, insônia, fala incoerente, emagrecimento, constipação, depressão, dentre outros.

Pitta (fogo) é composto de fogo e água; governa a digestão mental, o calor, a percepção visual, a forma como digerimos os alimentos, como metabolizamos nossas percepções e como distinguimos o certo e o errado. O excesso de Pitta pode provocar irritação, fome, sede, sensação de ardência e dificuldade de dormir (inquietação). 

Kapha (muco), consiste em terra e água. Ele governa toda a estrutura e lubrificação da mente e do corpo. Controla o peso, o crescimento, a paciência, a estabilidade, e a formação de todos os sete tecidos -- fluidos nutritivos, sangue, gordura, músculos, ossos, medula e tecidos reprodutores. Excesso de Kapha causa letargia, aumento de peso, digestão lenta, sono excessivo, dificuldade de respirar.

A Ayurveda é um sistema complexo de cuidados com a saúde a qual envolve: desintoxicação, dieta, exercícios, ervas medicinais, massagens, aromaterapia, e técnicas para melhorar a saúde mental e emocional (yoga).

Esta medicina defende que tudo no Universo é composto de energia onde o ser humano passa freqüentemente por processos de transformação. Para garantir que as mudanças no nosso organismo e vida sejam positivas é preciso viver de forma a estimular esses equilíbrios energéticos.

* Nutricionista e Terapeuta Ayurvedica: Astrid Pfeiffer  crn8/ 3024.  --
Dra. Astrid Pfeiffer
Nutricionista