DICAS PARA IDENTIFICAR ALIMENTOS ORGÂNICOS

2.jpg

A busca pela alimentação saudável e balanceada nunca esteve tão em alta. Desta maneira, os alimentos orgânicos estão cada vez mais visados. Afinal, o que torna esses alimentos tão diferentes? Eles são produzidos de uma maneira totalmente natural, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos ou hormônios que estimulam crescimento.

Desde 2003 a Lei 10.831 estabelece os procedimentos de avaliação do valor orgânico dos alimentos. Vale ressaltar que eles precisam passar por um processo de auditoria para que seja comprovado e certificado que são realmente orgânicos.

Como saber se o alimento é realmente orgânico na hora das compras?

É importante verificar se o produto possui o selo federal do SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica). Esse é o único selo capaz de garantir que um alimento processado ou embalado é, de fato, natural, ou seja, é muito útil para os produtos de mercado. Para receber o selo nos alimentos, a empresa terá que passar pelo Ministério da Agricultura, pois somente ele garante, por meio de certificadoras, que um produto está livre de alterações químicas.

Atualmente, no País, existem oito empresas que prestam serviços para que os agricultores façam a auditoria das propriedades e, claro, dos alimentos cultivados. Essas instituições fazem a avaliação, orientação e certificação da produção orgânica.

Como reconhecer produtos orgânicos nas feiras?

22.png

Os produtos sem embalagens, como aqueles encontrados em feiras, não precisam obter o selo. Entretanto, devem ter e apresentar a declaração de conformidade orgânica, pois isso também comprova que o alimento participou do processo de identificação. Infelizmente existem diversos feirantes desonestos que dizem vender produtos orgânicos quando, na verdade, são produzidos com agrotóxicos e fertilizantes, por isso é importante que os feirantes deixem esse documento acessível aos consumidores, mas caso não esteja, você pode pedir para verificar a declaração, já que a lei citada acima exige esse certificado nas bancas.

Vale destacar também que todos os restaurantes ou estabelecimentos que oferecem alimentos orgânicos ou pratos com produtos orgânicos devem obter listas desses ingredientes e dos fornecedores a disposição dos clientes e consumidores.

Benefícios dos alimentos orgânicos

222.png

Procure se certificar da clareza desses produtos, pois os orgânicos são alimentos extremamente saudáveis e auxiliam para uma melhor qualidade de vida. Esse é um direito de todos. Lembre-se: esses alimentos possuem um maior teor de nutrientes e fotoquímicos, que são substâncias antioxidantes, além de terem mais sabor, já que vêm de um solo equilibrado e natural.

Substituir alimentos industrializados pelos orgânicos também é uma maneira de ser sustentável e colaborar com o meio ambiente, pois essa agricultura preserva sementes por muito tempo e ajuda a impedir o desaparecimento de diversas espécies.

Você costuma incluir produtos orgânicos na sua alimentação? Qual a importância deles para você? Aprendeu a identificá-los? Nos conte nos comentários! Ah, e não se esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro do universo da alimentação saudável!