DICAS E RECEITAS SAUDÁVEIS PARA O INVERNO

4.jpg

Dicas e receitas saudáveis para o inverno

Com a chegada do inverno vem aquela vontade de comer massas, chocolate e fondue, não é mesmo? Afinal, friozinho acompanhado de coberta e comidas deliciosas parece ser a combinação perfeita. Por isso, nessa época, muitas pessoas acabam adquirindo aqueles indesejáveis quilinhos a mais e deixam a preocupação com a saúde de lado. No entanto, o que muitos não sabem é que dá sim para ser saudável nesse tempo gelado!

Uma boa ideia é usar e abusar da gastronomia funcional, que ajuda a proporcionar qualidade de vida, bem-estar e, claro, saúde. Por isso, os alimentos dessa culinária costumam ser orgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos, adubos químicos, drogas veterinárias, etc. Eles são indispensáveis para uma alimentação saudável.

Selecionamos algumas dicas práticas para você se manter saudável no inverno. Continue lendo para saber!

Prepare sopas saudáveis

Quando vem a frente fria, logo pensamos em sopa, não é mesmo? No entanto, devemos tomar cuidado ao prepará-las, já que as cremosas costumam conter creme de leite, que as torna mais calóricas e gordurosas. Uma ótima opção é acrescentar legumes e verduras na preparação. Além disso, está liberado colocar um pouco de carboidrato, como batata, mandioquinha, arroz, etc.

Use e abuse das infusões

44.png

Elas são perfeitas para combinar com o friozinho, pois ajudam a esquentar e a relaxar. Além disso, costumam conter pouquíssimas calorias e contribuem para uma boa noite de sono.

Coma alimentos ricos em fibras

Você sabia que eles ajudam a proporcionar uma sensação maior de saciedade? Assim, você poderá comer pouco e ficar satisfeito logo. Opte por fibras solúveis e prebióticas, como biomassa de banana verde, batata yacon, alcachofrachialinhaçagergelimbrócolis e os alimentos das crucíferas.

Troque doces por opções com frutas

444.png

Normalmente, desejamos diversos tipos de doces, como chocolates quentes, bolos, cremes, porém, uma ótima solução é esquentar algumas frutas, como banana ou maçã, e acrescentar canela. Também da para misturar as frutas com a nossa maravilhosa ganache de cacau. Desta maneira, ficará mais fácil controlar a vontade de comer tanto açúcar.

Coma massas acompanhadas de legumes

Não é preciso anular totalmente a massa da sua vida: você pode optar pela massa integral e sem glúten e torná-la mais saudável e nutritiva acrescentando molhos espessados com biomassa de banana verde, ervas e fibras (como linhaça). É preciso colocar fibra para melhorar a carga glicêmica da receita. Experimente o espaguete raw (cru).

Espaguete de legumes à mediterrânea com coulis de tomate
Ingredientes

1 cenoura crua, 1 pedaço do talo de coração de palmito pupunha cru, 1 abobrinha de pescoço ou italiana, fios de azeite e ervas frescas de sua preferência.

Modo de preparo

Rale os legumes no ralador grosso para que pareçam com espaguete. Misture tudo com as mãos. Refogue rapidamente em azeite e alho amassado, com pitadas de sal e ervas. Os legumes precisam ficar durinhos. Sirva com coulis de tomate, molho de tomate ou com azeite de ervas.

Coma devagar

Assim você ficará satisfeito com pequenas porções. Pratique o autocontrole: muitas vezes comemos por gula ou ansiedade, quando na verdade não precisamos de tanto alimento assim. Lembre-se: tudo que é em exagero não é saudável;

Beba água

Nessa época, costumamos ter menos vontade de beber água. Entretanto, nos hidratar é de extrema importância em qualquer estação. O ideal é tomar de 2 a 3 litros por dia!

Fondues funcionais

5.png

Renato Caleffi, chef do Le Manjue, é pioneiro em gastronomia e alimentação funcional e referência nacional sobre o assunto. Confira algumas receitas de fondues funcionais do chef para comer sem culpa!

Fondue de macadâmia com tapioca

Ingredientes

250 g macadâmia, 70 g massa de tapioca, 50 ml azeite, pitada de alecrim, ervas e cúrcuma, 200 a 300 g biomassa de banana verde, 60 ml vinho branco, 70 g polvilho azedo, 1,5 l de água mineral.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, bata a macadâmia com água filtrada no liquidificador até virar uma pasta, depois adicione os outros ingredientes. Logo após, acrescente a biomassa de banana verde, bata tudo e pronto! Depois disso é só esquentar na panelinha de fondue e estará perfeito para servir.

Fondue de queijo orgânico

Ingredientes

4 colheres de sopa de biomassa de banana verde, 1 xícara de chá de água, 500 g de queijo mozarela orgânico ralado, 200 g de queijo gouda orgânico ralado, 230 g requeijão orgânico, 100 ml de suco de laranja, 50 ml de vinho branco seco, 300 ml de cachaça branca, 2 xícaras de leite, 2 colheres de chá de farinha de trigo e noz-moscada ralada.

Modo de preparo

O primeiro passo é amolecer a biomassa de banana verde e reservar, depois amoleça os queijos com a cachaça em uma panela. Durante esse tempo, bata o resto dos ingredientes no liquidificador. Em seguida, junte tudo na panela com os queijos e, quando derreter, bata de novo no liquidificador. Não se esqueça de servir bem quente!

Fondue de ganache de cacau

Ganache nada mais é do que misturar chocolate com creme de leite. Entretanto, essa combinação fica extremamente calórica, mas nós temos a solução para esse problema, afinal, frio sem chocolate parece impossível, não é? A Ganache de Cacau do Le Manjue une sabor de chocolate e saúde. Além disso, não contém lactose, glúten e é zero açúcar! Seus ingredientes são: banana verde, leite de coco e cacau.

Agora você pode aproveitar seu fondue de chocolate sem neura e sem culpa! O que você faz para se manter saudável no inverno? O que achou das nossas receitas de fondues funcionais? Conte para nós! Queremos saber! Não se esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das próximas matérias.