CUIDADO COM AS COMIDAS TÍPICAS DE FESTA JUNINA

2.jpg

O mês de junho está chegando e com ele vem as famosas festas juninas. Quando pensamos nessas festas a primeira coisa que vem na cabeça são todas aquelas comidas e quitutes típicos que as pessoas acabam exagerando. É preciso tomar cuidado, pois essas comidas são muito gordurosas e contém muito açúcar, podendo causar prejuízo à saúde. Deve-se tomar cuidado também com as bebidas alcoólicas.

Como aproveitar esta época sem por em risco à alimentação saudável?

 Veja algumas dicas que podem ajudar na hora que bate aquela vontade:

Antes de sair de casa para ir á festa, faça um lanchinho saudável, assim, você evita querer passar em todas as barraquinhas de comida.
Escolha um ou outro alimento típico que tenha muita vontade de comer, não saia querendo tudo que ver pela frente. Pare e pense o quemais te agrada.
Evite frituras como os pasteis e os churros. Prefira o pinhão, o milho verde ou a batata doce.

Pinhão

33.png

O pinhão é uma semente rica em carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas como cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, B e C e fibras.

Milho verde

O milho verde é uma fonte de carboidrato e contêm grandes quantidades de vitamina B1 (tiamina, que ajuda nas funções nervosas), vitamina E (um antioxidante), além de conter folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos), vitamina A e C, potássio, ferro e fibras.

Batata doce

333.png

A batata doce é uma excelente fonte de beta caroteno e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo, aumentando a sensação de saciedade.

Vinho quente

O vinho quente possui, substâncias antioxidantes como os flavonóides e o resveratrol com efeito cardioprotetor, Mas lembre-se: moderação! Pois o vinho contém álcool.

Doces juninos

3333.png

Evite paçoca, pé de moleque, doce de abóbora e maçã do amor, pois eles são grandes vilões e possuem grande quantidade de açúcar. Substitua a paçoca pela pamonha e o pé de moleque pela canjica. A canjica é fonte de carboidratos, o leite de coco presente possui traços de selênio e vitamina E, nutrientes antioxidantes.

Tapioca

Encontramos também a barraquinha de tapioca. Opte por recheios de frutas, evitando o açúcar e o leite condensado.

Tome cuidado com a quantidade de carboidrato ingerida, pois a maioria desses alimentos são fontes de carboidrato. Eles possuem seus benefícios e são saudáveis, mas não quer dizer que não vão engordar.