CONSUMO DE VEGETAIS CRUCÍFEROS REDUZ O RISCO DE CÂNCER

6.jpg

Se você é fã de brócolisagriãocouve-florcouve manteigarepolhonabo, entre outros, vai gostar de saber que eles pertencem ao grupo de alimentos capaz de prevenir algumas doenças crônicas. Os vegetais crucíferos, como são conhecidos, possuem substâncias chamadas de sulforafano, um poderoso fitonutriente que neutraliza as células cancerígenas e ajuda na prevenção e tratamento de doenças degenerativas.

Além dessas hortaliças possuírem um alto valor nutricional, sendo boas fontes de vitaminas BC e K,fibras e ricas em sais minerais, também são essenciais para reduzir o risco de diversos tipos de câncer, como o de pulmãomamacólonfígadoesôfago e próstata.

Como devo consumir os vegetais crucíferos?

Se você pensa em inclui-los em sua dieta, é necessário seguir algumas regrinhas. Não se deve cozinha-los muito para não perder as substâncias protetoras. O melhor é preparar esses alimentos no vapor por 5 minutos para preservar todos os nutrientes ou consumi-los crus quando possível. Outro fator importante é a não utilização de sal ou bicarbonato em seu preparo.

Para quem não gosta muito do sabor dos crucíferos, a alternativa é salteá-los com um pouco de azeite, alho fresco e ervas. Também é possível incluí-los em sopascaldosensopados e molhos. Aproveite para juntar agrião, couve manteiga ou nabo picado em saladas.

Por que os vegetais crucíferos auxiliam na prevenção do câncer?

66.png

Um estudo feito pelo Hospital Médico Geral da Universidade Tianjin, na China, mostra que as mulheres consumidoras desses vegetais apresentaram menores concentrações sanguíneas de marcadores inflamatórios. A equipe de pesquisadores fez uma grande descoberta: cerca de 80% das células-tronco de um tumor cervical morreram em até 24 horas após o consumo desses alimentos.

O caso incentivou pesquisas de outros laboratórios ao redor do mundo. Uma delas, feita por uma universidade nos EUA, apontou que quando tratamos o câncer com quimioterapia ou radioterapia, o tumor desaparece, mas as células-tronco presentes nele continuam vivas, e podem ter a capacidade de se regenerar. Com o experimento, foi descoberto que a ingestão desses componentes neutralizou em 24 horas 75% das células cancerígenas.

No caso do agrião, por exemplo, além de ter a capacidade de aumentar os níveis de antioxidantes no sangue, ele possui uma substância capaz de interceptar o crescimento das células da doença, o que bloqueia o processo de proliferação do tumor.

Já o brócolis tem sido associado à redução do risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa. De acordo com o Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, nos Estados Unidos, o consumo de três porções diárias desse legume pode reduzir em até 50% as células cancerígenas.

Assim, fica claro que os vegetais crucíferos, quando cozidos no vapor, trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde. Comece a consumi-los hoje mesmo e tenha uma vida mais saudável! Confira uma deliciosa recita crucífera do chef Renato Caleffi:

Receita do chef

Sopa de couve flor com cardamomo

Rendimento
3 porções

Utensílios
Liquidificador, peneira, panela e espátula

Ingredientes

  • 1 unidade de gobo (também conhecido como bardana, encontrado em lojas japonesas) (opcional)

  • 2 a 3 unidades de cardamomos com casca

  • 1 couve flor com talos e flor

  • 2 dentes de alho

  • 1 litro de água Fios de azeite

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de coco

 

Preparo
Cozinhe em água e couve flor com a bardana e os cardamomos. Bata tudo no liquidificador e coe. Bata com fios de azeite ou 2 colheres de sopa de manteiga. Adicione sal a gosto e pimenta-branca moída na hora. Deixe ferver para apurar e concentrar os sabores.

Sua dieta inclui alimentos crucíferos? Fique à vontade para nos contar o que mudou em sua vida após o consumo destes vegetais. Escreva nos comentários abaixo e aproveite para acompanhar outras notícias de nosso blog!