CONHEÇA A MACA PERUANA, O INCRÍVEL ALIMENTO ANDINO

4.jpg

Conhecida e consumida no Peru há mais de dois mil anos, especialmente pelos guerreiros Incas, a maca peruana tem conquistado cada vez mais os brasileiros por conta de suas propriedades funcionais, pois, além de fornecer nutrientes ao organismo, também auxilia na prevenção e no tratamento de doenças, além de ser um afrodisíaco natural.

Saiba mais sobre este alimento capaz de promover vitalidadeforça e fertilidade, assim como auxiliar na disposição e no bom humor!

O que é a maca peruana

Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, mais especificamente na região andina peruana, a maca tem formato semelhante ao rabanete. O tamanho varia entre cinco e sete centímetros e sua cor é amarelo claro, com algumas variações entre branco, marrom e roxo. De nome científico Lepidium Meyenii, também é conhecida como ginseng peruano, maca andina e até mesmo milagre dos Andes ou viagra dos incas.

A maca é rica em carboidratosfibrasminerais – como ferro, cálcio, iodo, fósforo, zindo e magnésio – aminoácidos e vitaminas C, E e do complexo B. Além disso, possui poucas calorias, podendo ser consumida por quem faz dieta com restrição calórica.

Fonte natural de energia

44.png

Os carboidratos fornecem energia ao organismo, já as vitaminas do complexo B participam das reações relacionadas à produção desta. Por conter os dois em sua composição, a maca peruana é alta fonte de energia, ajudando na diminuição do cansaço.

Redução do apetite

A alta quantia de fibras e carboidratos atuam na saciedade e redução do apetite. Além disso, acelera o metabolismo – o que ajuda no gasto calórico. Tudo isto torna a maca uma grande aliada no processo de emagrecimento.

Regulador intestinal

444.png

Uma alimentação rica em fibras, aliada ao consumo da quantia adequada de água, ajuda no bom funcionamento intestinal. Elas aumentam o bolo fecal, funcionando como um laxante natural. Rica em fibras, a maca é uma boa opção para facilitar o trânsito do intestino.

Fortalece o coração

Por conter ômegas 3 e 9, a maca peruana auxilia a regular as taxas de colesterol, aumentando o bom e combatendo o ruim. O ômega 3 também possui efeito vasodilatador, ajudando a proteger a saúde cardiovascular. Enquanto isso, os aminoácidos presentes no alimento atuam no controle de gorduras no sangue, protegendo contra a hipertensão

Atenua a menopausa

4444.png

Segundo estudos conduzidos principalmente por instituições peruanas, a maca atua nos níveis hormonais das mulheres. Com isso, auxilia no alívio dos sintomas da menopausa, como a desidratação da pele, as ondas de calor e a queda da libido.

Combate à anemia

Rica fonte de ferro, já que em cada 100 gramas há cerca de 16,6 mg do mineral, a maca ajuda no combate à anemia. O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio dos pulmões para o corpo todo. Com a deficiência do mineral no organismo, a pessoa pode ficar anêmica, sentindo-se fraca e cansada, entre outros sintomas.

Previne a osteoporose

44444.png

O alimento andino é rico em cálcio, mineral fundamental para a manutenção da saúde óssea. Assim, tem papel importante na prevenção da osteoporose. A maca possui mais cálcio que o leite: 150 mg do mineral a cada 100 gramas.

Aumento da imunidade

Diversos nutrientes presentes na maca contribuem para elevar a imunidade: a vitamina C atua nos leucócitos, que são as células de defesa, aumentando a resistência às infecções; e os fitosteróis (encontrados somente em vegetais e não produzidos pelo organismo) que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Prevenção do diabetes

444444.png

O alto teor de fibras da maca contribui para reduzir a velocidade da absorção de glicose, no organismo. Desta forma, impede a liberação de altas quantias de insulina de uma só vez, o que ajuda na prevenção do diabetes.

Estimulador sexual

Segundo estudo realizado pela Universidad Peruana Cayetano Heredia, nos homens, a maca aumentou a quantia de sêmen, o número de espermatozoides e a mobilidades destes. Já nas mulheres, o consumo do tubérculo elevou a libido e reduziu o estresse.

Cuidados com a pele

4444444.png

Devido a suas propriedades, a maca também atua em problemas da pele, como manchas, acne e os sinais de envelhecimento; favorecendo a redução destes.

Indicação de consumo

No Brasil, encontramos a maca em pó – para ser misturada à água, leite, sucos, iogurte e vitaminas, entre outros – e em cápsulas. Recomenda-se ingerir diariamente entre 10 e 20 gramas da versão em pó, ou quatro cápsulas, sendo duas antes do almoço e duas antes do jantar.

A maca é realmente um alimento poderoso, não é mesmo? Conte para nós se você já consome ou se ficou com vontade de consumir. Se tiver alguma dica, compartilhe conosco nos comentários abaixo. Continue acompanhando o blog!