COMO ESCOLHER O MELHOR AZEITE

0.jpg

O azeite de oliva é rico em ômega 9, ácido graxo monoinsaturado que ajuda a regular os níveis de colesterol, diminuindo o LDL e aumentando o HDL. Além disso, ele também contém vitamina E, um antioxidante que promove modulação da saúde cardiovascular, prevenindo a aterosclerose, e ajuda a diminuir os riscos de complicações de pacientes com diabetes. Porém, para ter todos esses benefícios você precisa fazer a escolha certa do azeite. Você sabe como? Características do azeite

O Azeite precisa ter quatro características importantes:

  • O azeite precisa ser extra virgem, ou seja, fabricado com 100% com azeitona, a maioria você encontra uma mistura com soja, girassol e esses são os mais baratos, desconfie se o preço estiver muito abaixo.
  • Ser prensado a frio, isso que dizer que o azeite não passou por nenhuma temperatura. Quando passa pelo calor, além de virar gordura trans, o ômega 9 vira ácido elaídico, componente maléfico à saúde. Quando for cozinhar com o azeite, o ponto de fumaça é aproximadamente 7 minutos. Por isso, evite deixar mais tempo e acrescente o azeite mais no final da preparação.
  • A embalagem deve ser de vidro escuro. Aqueles azeites vendidos em embalagem de metal quando entram em contato com o óleo libera metais pesados, tornando o produto prejudicial para à saúde. Os de plásticos também não são aconselhados. Com o transporte, a exposição à temperatura e a agitação também são liberados substâncias tóxicas. O vidro deve ser escuro, pois o contato da luz no azeite pode oxida-lo. Uma boa dica é escolher sempre o vidro do azeite que está no fundo da prateleira, porque este estará mais longe da luz.
  • Acidez, verifique sempre a acidez do azeite quanto menor melhor, o máximo recomendado é de 0,5%.

Receita de Chef

00.png

Azeite de gengibre

Rendimento

Em média 20 colheres de sopa

Utensílios

Liquidificador e peneira

Ingredientes:

100g de gengibre 1 pitada de sal 1g de alho 2 xícaras de café de azeite extra virgem

Preparo

Corte o gengibre em rodelas, Bata tudo no liquidificador e passe em uma peneira. Pronto!

Você tem o hábito de usar azeite? O que achou das dicas? Já experimentou o azeite de gengibre? Vamos continuar esta conversa!