BODYWEIGHT: O EXERCÍCIO BASEADO NO SEU PESO CORPORAL

7.jpg

Os meses que antecedem o verão são sempre marcados por academias cheias e dietas mirabolantes. Mas, cá entre nós, são poucos os que realmente conseguem manter o projeto sempre vivo, já que os empecilhos acabam aparecendo, cedo ou tarde, como a falta de tempo, aparelhos muito disputados nas academias e até mesmo pouca paciência para ver surtir os resultados. Hoje, porém, temos dicas valiosas para quem quer resultado e algo que fuja do convencional. Vamos conhecer os benefícios do Bodyweight?

O que é Bodyweight?

O treino, baseado no peso corporal de quem o pratica, ganhou destaque nos últimos anos devido sua associação a modalidades, como calisthenics (ou calistenia, em português), por exemplo. Com a premissa de fazer uso de diversos músculos do corpo em cada movimento, o Bodyweight pode ser praticado em qualquer lugar, tornando-o, de certa forma, mais viável, já que assim toda hora é o momento certo e todo lugar é ideal: o que basta é ter vontade e disposição.

Como são os treinos de Bodyweight?

77.png

Sabe aquelas flexões de braço, abdominais ou barras? São exercícios como estes que constituem o treino de Bodyweight, todos livres de máquinas com cargas, alteres, pesos ou, o que é melhor, filas. Apesar de mais simples de serem executados, no entanto, não podemos dizer que eles são fáceis. O grau de dificuldade dos movimentos é, sim, alto. E o período de adaptação, um tanto quanto dolorido: esforço que será muito bem recompensado pelos resultados.

Com dedicação e disciplina, os treinos evoluem. É possível, até mesmo, combiná-los com outras práticas mais tradicionais. Afinal, improvisar é tarefa mais simples quando o assunto é Bodyweight. Degrauscadeirasbancos de praçasbarras, tudo isso pode ajudar no momento dos exercícios, pois estes contribuem para que movimentos primitivos sejam executados, tais como agachar, saltar, puxar e empurrar.

777.png

Além do ganho significante de força, melhoramos nossa coordenação, resistência e potência. Tudo isso, graças ao esforço que cada treino exigirá para que possamos vencer os limites do nosso próprio peso corporal contra as ações da gravidade. Quer saber a melhor parte? Por demandar bastante empenho, a prática nos faz perder muitas calorias e acaba elevando os níveis de massa magra, resultando na perda da gordura.

Ao decidir dar uma chance ao exercício, você iniciará uma temporada de muita superação, já que não é possível evoluir sem que a cada treino exista uma dose extra de desafio. Desafiar-se é, portanto, a atitude ideal para que o corpo passe a exibir os benefícios da prática.

Além de tudo o que a modalidade é capaz de fazer por você fisicamente, o Bodyweight estimula também a liberação de substâncias como a serotonina e a endorfina, proporcionando bem-estar e uma sensação de tranquilidade e felicidade. Ou seja, a cada avanço nos treinos você mantém o mau humor e a depressão longes e a mente em dia.

Você já conhecia a prática? O que acha de investir em uma modalidade que pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar? Divide com a gente nos comentários! Compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais gente conheça o Bodyweight.