4 ERVAS E TEMPEROS PARA CULTIVAR EM CASA

5.jpg

Se você deseja aumentar o consumo de produtos orgânicos, mas acha que eles não cabem no seu orçamento, cultivar uma horta em casa pode ser uma boa alternativa. Além de serem produzidos sem o uso de agrotóxico, os alimentos cultivados por você podem proporcionar mais sabor e saúde para a sua família.

Entretanto, é preciso seguir algumas regras antes de iniciar o plantio, como a escolha do local, das espécies e o preparo do solo. Além de serem saudáveis, as plantinhas contribuem para deixar o seu lar mais verde. A melhor parte? Não é necessário ter um espaço grande para o cultivo!

Destacamos quatro vegetais ideais para ambientes pequenos. Veja só:

Salsinha

Muito popular no Brasil, esta plantinha é utilizada em receitas salgadas, como carnes, sopas e saladas. Seu cultivo é muito simples: basta semear num vaso ou jardineira, deixar junto a uma janela que tenha sombra parcial e regar no final do dia.

Em regiões de clima quente, cultive em locais frescos, mas sem deixa-la exposta à luz solar direta nas horas mais quentes do dia. A colheita das folhas pode começar de 60 a 90 dias após o plantio.

Cebolinha

55.png

É uma espécie que geralmente acompanha a salsinha nos temperos dos alimentos, formando, então, o tão conhecido “cheiro verde”. Seu cultivo é feito por meio de sementes ou da divisão de plantas adultas. É preferível semear em vasos ou jardineiras. A cebolinha verde é uma planta campestre e crescerá bem em quase qualquer solo, mas prefira os que possuem a terra drenada e rica em matéria orgânica. É preferível semeá-la em vasos ou jardineiras mais profundas. A colheita pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio. As folhas devem ser colhidas junto à base, e não pela metade.

Tomilho

555.png

Bastante usada para temperar carnes brancas e legumes cozidos, o plantio do tomilho pode ser feito com sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia. Se a primeira opção for escolhida, a germinação poderá levar de uma a três semanas. Os locais apropriados para sua produção são jardineiras e vasos com profundidade de até 30 cm. Os tomilhos necessitam de alta luminosidade e devem receber luz solar direta ao menos por 5 horas diariamente. A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que ocorre geralmente de 60 a 90 dias após o plantio. Vale lembrar que as flores também são utilizadas como condimento.

Hortelã

5555.png

É muito utilizada para fins medicinais e no preparo de chá e de outras bebidas, o Hortelã vai bem como tempero para carnes, frutos do mar, massas, saladas frias e de frutas. Seu plantio é feito geralmente por meio de rizomas (caules com raízes) retirados de plantas bem desenvolvidas. Em hortas caseiras, é mais apropriado o plantio em canteiros, jardineiras ou vasos, mas cuidado para não deixar essa erva invadir o espaço de outras plantas!

A colheita pode ser feita a partir do momento em que as mudas se encontram bem desenvolvidas. A melhor época é quando há flores, pois, neste período, o sabor e o aroma se intensificam.

Conhece outras plantas que são ideais para o cultivo em casa? Costuma utilizar os temperos caseiros em receitas incríveis? Compartilhe suas experiências conosco!