ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE AÇÚCAR

4.jpg

Atualmente, os mercados brasileiros oferecem uma variedade de açúcar, como o orgânico, o mascavo e o demerara, entre outros. No entanto, o tradicional refinado proveniente da cana-de-açúcar ainda é o mais consumido no Brasil. Isto gera preocupação em profissionais da saúde e da nutrição, pois este vicia e, de maneira geral, traz malefícios ao organismo.

Os males do açúcar

Atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de comer um docinho quando estava triste! Pois é, o açúcar pode dar uma acalmada nas emoções. Algumas mulheres, inclusive, ficam mais propensas aos doces durante a TPM. Porém, além de viciante, o açúcar auxilia no aumento da gordura corporal, além de provocar e agravar problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, cáries nos dentes e gordura no fígado, entre outros.

Por estes motivos, os profissionais da saúde orientam que é importante diminuir ou mesmo zerar o consumo de açúcar branco refinado. Mas calma, você pode substituir por outros tipos de açúcares mais saudáveis e nutritivos.

Conheça outros tipos de açúcar a seguir!

Mascavo

111.png

Obtido a partir da cana-de-açúcar, diferencia-se do açúcar refinado por não passar pelo processo químico de branqueamento, refinamento e adição de conservantes. Com isso, conserva todos os nutrientes, sais minerais, vitaminas, fibras e proteínas. É rico em cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo. Por ser um alimento integral, possui alto valor calórico: 90 calorias em cada 100 gramas.

Orgânico

O grande diferencial é que cana-de-açúcar usada na fabricação do açúcar orgânico é cultivada sem adubos, fertilizantes químicos e agrotóxicos. Todas as etapas do processo – desde o preparo do solo até a fabricação do produto – seguem o conceito de sustentabilidade ambiental. Inclusive a embalagem é biodegradável. As propriedades nutricionais são semelhantes às do açúcar mascavo: 20 calorias em uma colher de chá de açúcar.

Demerara

1111.png

O demerara e o mascavo passam por um processo de produção bem semelhante. O diferencial é que o demerara é levemente refinado, no entanto, não recebe nenhum aditivo químico. Também conserva todas as propriedades nutricionais, similares às do mascavo. E ainda tem uma vantagem sobre este: não altera o sabor dos alimentos. É um dos açúcares mais caros existentes no mercado.

Açúcar de coco

Com um sabor similar ao do açúcar mascavo, o açúcar de coco é produzido a partir do fluído das flores da palma do coco. Não passa por processo de refinamento e adição de conservantes químicos, tem alto valor nutricional e é fonte de ferro e potássio, além das vitaminas B1, B2, B3 e B6. Seu índice glicêmico é baixo, portanto, libera energia lentamente sem produzir altos picos de insulina, que são prejudiciais à saúde. Além disso, controla os níveis de açúcar no sangue. É um açúcar que pode ser consumido até por diabéticos, inclusive os do tipo II, pelo baixo índice glicêmico.

Stévia

11111.png

A stévia, também conhecida como estévia, é um adoçante natural, utilizado principalmente por diabéticos. Proveniente da uma planta nativa da América do Sul, a Stevia Rebaudiana, tem sabor altamente doce, muito superior ao açúcar branco refinado. Ajuda a regular os índices glicêmicos, assim como controlar a hipertensão. Pode ser utilizada “in natura” ou em adoçantes industrializados.

Receita do chef

Experimentar novas receitas, como a de um bolo de cacau sem farinha é sempre uma delícia. Ainda mais quando são nutritivas e promovem bem-estar ao organismo. Anote e faça esta receita do chef Renato Caleffi.

Arroz doce

Rendimento

3 a 6 porções

Utensílios
Panela, espátula e medidor de líquido

Ingredientes

150 g de arroz polido
1,5 l de água
160 g de açúcar (você deve substituir o branco)
1 canela em pau
3 unidades de cravo
1 semente de cardamomo
1 xícara de café de leite de coco
2 gemas peneiradas

Preparo
Cozinhe o arroz na água com as especiarias e o açúcar. Mexa sempre, em fogo médio, até o arroz cozinhar e ficar macio. Aos poucos a água vai secar e o arroz liberar sua cremosidade; neste momento adicione o leite de coco misturado com as gemas; abaixe o fogo e mexa sem parar, com cuidado para a gema não talhar. Desligue o fogo e coloque em outro recipiente. Deixe esfriar, armazena na geladeira por no máximo 5 dias. Sirva com canela em pó.

Você sabia que o açúcar branco e refinado é viciante e provoca muitos males ao organismo? Você consome muito açúcar comum diariamente ou já o substitui? Conhece algum outro tipo de açúcar? Conte para nós como é a sua relação com o açúcar no dia a dia!