CURRY: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DESSA ESPECIARIA INDIANA

1.jpg

Se você é chegado em pratos exóticos, que passeiam pelas mais variadas sensações, indo do doce ao picante, está mais do que na hora de conhecer o Curry. Mix de especiarias e com origem indiana, este tempero vai bem com pratos variados e ainda oferece uma série de benefícios à sua saúde. Vamos conhecer um pouco mais desta iguaria asiática?

Criado por volta do séc. XIX, o Curry é fruto de mais de 35 temperos de origem indiana responsáveis pelo sabor doce e, ao mesmo tempo, picante. Entre os componentes dessa mistura estão: gengibre, pimenta dedo de moça, coentro, cravo e cúrcuma (responsável pelo sabor forte e cor amarelada).

Quais as melhores combinações culinárias?

Por ser bastante versátil, o Curry vai bem com diversas receitas e pode substituir outros temperos, como é o caso do sal. Você não vai errar se preparar carnes brancas, peixes, molhos e sopas usando Curry. Dá até para caprichar nas sobremesas, principalmente aquelas feitas com chocolate. Se a opção for algo com frutas, abuse da maçã, pera e damasco seco.

Como harmonizar Curry com vinho?

000.png

Se quiser aliar o prato temperado com Curry a um bom vinho, aposte nos tipos aromatizados, como os brancos e suaves, pois eles equilibram perfeitamente o sabor marcante da especiaria indiana. Vale lembrar que, se você é novato no uso desse ingrediente, é importante ir com calma, pois abusar do tempero pode deixar a receita com um sabor forte demais e estragar seu prato por completo.

Melhore sua saúde com Curry

0000.png

Além de excêntrico e versátil, ele é um tempero que, em longo prazo, se utilizado em doses moderadas, pode beneficiar e muito a sua saúde.

Veja algumas vantagens em usá-lo:

  • Reduz o risco de câncer: a cúrcuma, presente no tempero, retarda o avanço das células cancerígenas e auxilia no combate à resistência do organismo em relação à quimioterapia;
  • Retarda a progressão do Alzheimer: por ter ação antiinflamatória e antioxidante, o Curry potencializa o sistema imunológico e retarda ações neurodegenerativas responsáveis pela doença;

Aumenta a queima de gordura: a pimenta preta usada no preparo do Curry possui grande quantidade de aminoácidos e proteínas que aceleram o processo de queima de gordura;
Melhora a aparência da pele: devido ao efeito antioxidante causado pela cúrcuma, o Curry auxilia no combate ao envelhecimento da pele, dando um ar mais saudável. Além de todos os benefícios acima, o tempero asiático ainda previne o progresso da cirrose, melhora a digestão e alivia os sintomas da asma.

Inclua gradativamente o Curry nas suas próximas receitas! Comece por uma deliciosa sopa de abobrinha:

Receita do chef

Sopa de abobrinha com curry

Rendimento
2 a 3 porções

Utensílios
Liquidificador, peneira e espátula.

Ingredientes
2 unidades de abobrinhas maduras, italianas ou de pescoço com casca
500 ml de água
1 pitada de curry
2 colheres de sopa de manteiga (opções: óleo de coco ou azeite)

Preparo
Cozinhe as abobrinhas na água. Bata elas cozidas no liquidificador com a manteiga, com o óleo de coco ou com o azeite e o curry. Volte para a panela e deixe apurar e concentrar o sabor. Corrija o tempero se necessário.

Dica
Cuidado com a quantidade de curry, pois ele pode amargar a sopa. Sirva com pedacinhos de tofu ou tahine.

Gostou das nossas dicas? Você já sabia que o Curry traz tantos benefícios para a saúde? Compartilhe conosco a sua experiência! Queremos saber. Para mais receitas como esta, siga nosso blog e receba em primeira mão as principais dicas gastronômicas do momento!