CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CARDAMOMO PARA A SAÚDE

5.jpg

Algumas pessoas nunca ouviram falar desta especiaria, mas o Cardamomo tem conquistado o paladar dos brasileiros! Muito utilizado na culinária e na medicina alternativa asiática, já conquistou adeptos em todo o mundo. Pertencente à família Zingiberacea, que é a mesma do gengibre, o Cardamomo, ou Ellettaria Cardamomum, faz jus ao apelido que ganhou no Brasil: “novo gengibre”. Atualmente, a Guatemala é o país que mais exporta Cardamomo no mundo.

O que é o “novo gengibre”?

Considerado uma das especiarias mais caras do mundo, o Cardamomo é originário do continente Asiático. Tem uma cor esverdeada e suas pequenas sementes são aromáticas e de sabor peculiar. A cor verde das bagas representa sua qualidade: quanto mais vivo for o verde, melhor. Já as bagas de cor clara indicam que o Cardamomo está velho, foi colhido fora de época ou seco ao sol.

Além de ser utilizada na alimentação, por conta de sua refrescância, a especiaria já era utilizada no Antigo Egito para limpar os dentes e refrescar o hálito; hábito que é mantido na Índia até hoje.

Nutrientes e propriedades medicinais

222.png

O Cardamomo é rico em fibras alimentares e carboidratos. Cada 100 gramas fornece 300 calorias. Além disso, possui as vitaminas A, B e C, e os minerais Magnésio, Ferro, Cálcio, Potássio e Sódio. Além de conter muitos nutrientes, o Cardamomo também possui diversas propriedades medicinais, trazendo benefícios à saúde. Saiba quais são!

  • Se consumido em bebidas quentes, ajuda a expectorar o catarro, auxiliando em casos de bronquite, asma, gripe e tosse;
  • O chá de Cardamomo com mel alivia dores de cabeça;
  • Aumenta a produção de saliva, o que auxilia na digestão dos alimentos;
  • Seus óleos ajudam na prevenção de gases e inchaço abdominal;
  • Possui cineol, um tipo de óleo com propriedade antibacteriana que atua contra a Helicobacter Pyloni, bactéria causadora das úlceras estomacais;
  • As propriedades antibacterianas do óleo de Cardamomo auxiliam na manutenção da saúde bucal, além de prevenir dores de dente;
  • Possui eucaliptol, cânfora e borneol, que aumentam a circulação sanguínea corporal, podendo ajudar a combater a perda da libido e disfunção erétil;
  • As fibras e o potássio ajudam a manter o equilíbrio da pressão arterial;
  • Rico em fotoquímicos, o Cardamomo ajuda na prevenção dos cânceres de mama, ovário e próstata;
  • Suas propriedades antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele;
  • Considerado antidepressivo, auxilia em casos de estresse e mau-humor;
  • O Cardamomo destaca-se ainda pelo seu efeito diurético e laxante.

Da cozinha à indústria

2222.png

Extremamente versátil, o Cardamomo é utilizado de inúmeras maneiras. Na gastronomia, entra no preparo de pratos doces, como bolos e pudins; salgados, como pães e sopas; e bebidas quentes ou frias, como café e refrescos.

Em casa, é possível utilizar inteiro, moído ou o óleo de Cardamomo. Se usar inteiro, basta pressionar as bagas levemente para abrir, e deixar que as sementes liberem sabor e aroma. Após o cozimento, descarte as cascas, pois não são comestíveis. Se preferir já moído ou em óleo, vá com calma, pois o gosto e o aroma são fortes, podendo se sobrepor aos demais componentes. Na indústria farmacêutica e de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o óleo essencial de Cardamomo é usado em cosméticos, perfumes, xaropes e remédios para tosse. Já na indústria alimentícia, a especiaria entra no preparo de bebidas, gelatinas e comidas congeladas.

Receita do chef

Suco de tangerina com amora, cardamomo e manjericão

Rendimento

1 porção

Ingredientes

1 copo de suco natura l ou engarrafado de tangerina 1 polpa ou 7 unidades de amora natural 3 unidades de folha de manjericão 1 unidade de semente de cardamomo

Preparo

Prepare o suco de tangerina, bata tudo no liquidificador, coe e sirva.

Dicas

Não se esqueça de enriquecê-lo com banana verde e/ou gel de linhaça. Você pode variar este suco substituindo a tangerina por mexerica ou laranja e a amora por morango, framboesa ou pitanga. Você já experimentou alguma guloseima preparada com Cardamomo? Utiliza esta especiaria em alguma receita? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!