CONHEÇA AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DO MANJERICÃO

7.jpg

Muitas pessoas utilizam o manjericão para fazer pratos requintados e até mesmo drinks, justamente porque ele tem um aroma e sabor singular. Além da culinária, o manjericão é utilizado por várias culturas e religiões, porém, algumas pessoas nem imaginam as propriedades que essa plantinha possui! O manjericão é extremamente benéfico para nossa saúde. Para você ter uma ideia, ele é utilizado na medicina alternativa para ajudar a curar diversas doenças. Continue lendo para descobrir muito mais sobre essa erva aromática!

Características e curiosidades do manjericão

Essa fantástica planta pode chegar a medir até 50 cm e apresentar flores brancas ou quase roxas na sua parte superior. Ela possui folhas rugosas e ovaladas, e seu caule é reto. Você sabia que o manjericão também tem outros nomes? Alfavaca, Erva-real, Basilicão, Basílico, Alfavaca-doce, Manjericão-branco são alguns deles.

Os benefícios do manjericão

444.png

Diversas vitaminas compõem o manjericão, como A, B, C, E e K. Além disso, ele é uma ótima fonte de minerais, como cálcio, zinco, manganês, ferro e etc. Para os mais estressadinhos, essa planta pode ser um ótimo auxiliar, já que tem propriedades calmantes.

Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaçodepressãoenxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febrecombate a acneativa o sistema imunológicodesinflama aftaspossui propriedades analgésicasantissépticas e cicatrizantes; entre outros.

O manjericão também é benéfico para o coração, já que contém magnésio – o que auxilia a melhorar o fluxo sanguíneo. Ele também é extremamente rico em antioxidantes que evitam o crescimento de células cancerígenas.

Saiba como utilizar o manjericão

Além do uso culinário, é possível usar essa planta de outras maneiras, como em xaropes, cremes, tinturas, pomadas e loções. Combina bem com saladas, carnes, sopas, massas, molhos, comida vegana e vegetariana. Além disso, é possível fazer drinks, chás e sucos detox. Você já tentou misturar manjericão com azeite ou alho para temperar os alimentos? Fica irresistível!

Como cultivar manjericão em casa

4444.png

Para plantar manjericão não precisa ter muito espaço e nem uma horta grande: essa planta cresce bastante em qualquer vasinho com solo naturalmente fertilizado, basta deixá-la exposta ao sol. É uma ótima planta para cultivar no verão. Uma dica importante para fazer com que ela cresça e se mantenha saudável é sempre cortar as flores.

Receita do chef

Suco de melancia com gengibre e manjericão

Rendimento
1 porção

Ingredientes
1 fatia grossa de melancia sem casca, mas com sementes
3 folhas de manjericão
1 fatia fina de gengibre com ou sem casca

Preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva

Dicas
Não se esqueça de enriquecê-lo com banana verde e/ou gel de linhaça. Bata o suco de melancia sempre com as sementes, basta passar na peneira depois. Você pode variar esta receita adicionando pitadas de canela em pó.

Aproveite a deixa e prepare também uma incrível receita do chef Renato Caleffi: o Jambalaya de shitake com alho-poró. Ah, não se esqueça do toque de sabor e saúde do manjericão!

Você já conhecia os incríveis benefícios do manjericão? Costuma incluir essa erva na sua alimentação? Queremos saber! Não se esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre a culinária!