SAIBA QUAIS ALIMENTOS DEVERÍAMOS CONSUMIR APENAS OS ORGÂNICOS

4.jpg

Você decide ter hábitos mais saudáveis tendo como base uma alimentação balanceada e nutritiva. Por conta disso, acredita que ir à feira ou ao hortifrúti são as melhores alternativas para alcançar seus objetivos e consumir o que há de melhor em alimentos naturais, certo? Errado! Infelizmente, mesmo as verduras e os legumes que tanto somos incentivados a inserir no dia a dia, podem causar danos à nossa saúde.

Isso acontece porque grande parte desses alimentos são cultivados à base de produtos químicos para protegê-los contra fungospragas ou ervas daninhas. O problema é que essas substâncias são altamente tóxicas e podem causar desde dores de cabeças e alergias, até distúrbios mais graves, como problemas no sistema nervoso ou câncer.

Saiba agora os alimentos mais tóxicos que podem estar em nossa geladeira:

Maçãs

44.png

Mesmo sendo uma das frutas mais populares no gosto brasileiro, a maçã está no topo da lista de alimentos que contêm agrotóxicos. A fruta chega a acumular mais de 42 tipos de pesticidas somente na casca.

Morangos

Os morangos são frutas que os brasileiros adoram, mas, infelizmente, também encabeçam as frutas com maior teor tóxico.

Pêssegos

444.png

Na lista das frutas com alta concentração de toxinas na casca, os pêssegos se destacam pela grande quantidade de inseticidas, fungicidas e acaricidas.

Nectarinas

As nectarinas também não ficam de fora do ranking em concentração de pesticidas. Só na casca, são cerca de 30 tipos.

Uvas

4444.png

De tempos em tempos, a uva é eleita uma das campeãs de reclamação por concentração de pesticidas. Segundo pesquisas, em torno de 63% das uvas cultivadas no Brasil não correspondem à quantidade autorizada de agrotóxicos para consumo.

Veja quem são os vilões mais tóxicos entre os vegetais

Aipo

44444.png

Da turma dos vegetais, o aipo é o mais tóxico. Assim como as maçãs, a quantidade beira mais de 60 tipos de resíduos químicos diferentes.

Espinafre

Seja em temperatura ambiente ou congelado, o espinafre é cultivado com o uso de 50 tipos de pesticidas.

Pimentão

444444.png

Entre os legumes, o pimentão é um dos mais tóxicos. De acordo com estudos, cerca de 91,7% das safras de pimentão cultivadas no Brasil estão com nível de pesticidas acima do permitido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Batata

A queridinha das mesas brasileiras também tem alto nível de produtos tóxicos. Pois é, a batata não passa ilesa nas vistorias da Anvisa e possui mais de 30 tipos de pesticidas.

Pepino

444444444.png

A contaminação por pesticidas no pepino é bastante grande. Testes comprovam que há mais de 45 resíduos de agrotóxicos neste legume.

Na contramão destes alimentos, as frutas e vegetais orgânicos são os mais indicados para contribuir com uma vida saudável. Informe-se sobre feiras livres orgânicas ou supermercados que trabalhem com alimentos cultivado sem agrotóxicos e invista na sua saúde!

Você já consome este tipo de alimento? Sentiu mudanças em seu corpo após alimentar-se com itens orgânicos? Compartilhe com a gente! Siga nosso blog para ver mais conteúdo como este.