FAÇA UM DETOX PÓS CEIA DE FIM DE ANO

5.jpg

Um novo ano se inicia e junto com ele vem aqueles quilinhos a mais do fim do ano. Muitas pessoas acabam exagerando nos jantares, reuniões, amigos secretos, happy hours e até na própria ceia de natal e ano novo, onde tem vários tipos de comida e sobremesa.

É muito comum misturar vários tipos de carboidratos (arroz, farofa e batata) e proteínas (peixe, peru, tender e chester), tudo em um prato só. As frutas secas presente nessa época também podem ser vilãs. Elas devem ser consumidas com moderação, pois há uma grande quantidade de frutose (ex.: ameixa, uva passa, damasco, figo e etc.).

Elimine toxinas

55.jpg

Como já passamos esses períodos de festas agora é importante focar em eliminar as toxinas e exageros consumidos. O excesso de comida e bebida alcoólica pode gerar alguns sintomas como: inchaço, moleza, indisposição, azia, dor de cabeça, tontura, enjoo, noite mal dormida, entre outros.

Evite carboidrato refinado, como frituras, carnes vermelhas, corantes, conservantes, embutidos, enlatados, industrializados, cafeína e principalmente o álcool, que normalmente é o mais consumido nessa época.

Os alimentos certos para o detox pós ceia

555.png

Opte por alimentos que tenha ação diurética, anti-inflamatória e alcalinizante que vão ajudar no processo de desintoxicação e a regular o ph do sangue. Já vimos que o sangue acidificado pode trazer alguns prejuízos. Veja os alimentos que você deve utilizar como aliados:

• Prefira frutas de preferência com mais água (melão, melancia) ou frutas da época que também são excelente opções: lichia (antioxidante, diurética), cereja (anti-inflamatória, antioxidante, ajuda a regular o sono, alcalinizante), romã (ajuda na inflamação, nos processos alérgicos, na imunidade e é antioxidante).

• Legumes, verduras e alimentos integrais.

• Abacaxi com hortelã (ajudam na digestão).

• Chá verde, hibisco e cavalinha (ajudam na retenção de líquidos).

• Gengibre (anti-inflamatório e ajuda a acelerar o metabolismo).

• Beba bastante para se hidratar, ajuda a eliminar as toxinas e melhora o funcionamento do organismo, pode ser aromatizada também com pepino, canela, limão, blueberries ou outros de sua preferência.

• Água de coco, que também auxilia na hidratação.

• Limão.

Uma dica do que vocês podem fazer com alguns desses ingredientes é um suchá: Faça uma infusão de hibisco, acrescente gengibre, canela e romã.

O que achou das dicas de desintoxicação pós festas de fim de ano? Você já adota algumas dessas dicas? Conte nos comentários. Até a próxima. Feliz Ano novo!