O Chef Renato Caleffi ensina o passo-a-passo da biomassa de banana verde

banana verde

Quer aprender como é o processo da biomassa de banana verde?

Vamos aos passos e dicas:

1) pode ser qualquer banana. A banana da estação e da sua região. Só vai variar a cor final. A nanica tende a ficar cinza clara. Algumas ficam rosas e outras cinzas escuras. Isso não influencia.

2) Não adianta procurar banana verde em supermercados. Ela estará verde mas já com açúcar e portanto sabor. Ela precisa ser verde sem passar por processos de amadurecimento. Peça para o feirante levar na próxima feira, banana verde direto do pé.

3) Ela não precisa estar pequena, peça verde porém, carnuda. Caso contrário o rendimento será baixo.

4) Separe as bananas da penca, com faça ou tesoura. Lave e coloque dentro de uma panela com água quente. Se for na panela de pressão, adicione a quantidade de água e de bananas suficientes. Tampe e quando pegar pressão, cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Quando a tampa abrir facilmente, separe a casca da polpa. Pode ser panela sem pressão, mas fique de olho, adicione mais água se for necessário. Neste caso o cozimento não é uniforme, então, retire as bananas cuja as cascas se abriram.

Dispense a água. A água está cheia de tanino, então, jogue direto para o ralo. Para tirar a macha da panela, adicione uma colher de sopa de vinagre ou lave com uma esponja e pouquinho de óleo.

5) Aproveite as bananas quentes e bata no liquidificador ou processador ou thermomix. Adicione o mínimo de água para conseguir bater. Nos outros equipamentos, adicione quanto bastar de água. Armazene a biomassa num recipiente na geladeira por até 5 dias.

6) Você não precisa bater tudo. Pode ensacar as bananas sem casca e congelar por até 3 meses. Retire aos poucos. Aqueça em água e bata para fazer a biomassa ou já coloque na receita que envolver líquido quente ou cozimento. Eu costumo bater tudo depois para garantir um resultado homogêneo.

7) Nunca bata a banana dura, pois poderá quebrar o equipamento.

8) As cascas podem ser batidas ou usadas como outro legume ou vegetal, crua ou refogada.