SAIBA COMO CULTIVAR UMA HORTA EM CASA

2.jpg

Em tempos de agrotóxicos, transgênicos e hortaliças cultivadas em meio a compostos químicos de origem duvidosa, quem tem uma horta em casa é rei! Eis uma forma eficaz, segura e garantida de controlar a procedência do alimento que se ingere, dando vez aos orgânicos e evitando o contato com venenos agrícolas perigosos e amedrontadores, capazes de gerar os mais diversos efeitos negativos na nossa saúde.

Se você é daqueles que gostaria de temperar aquela pizza caseira ou macarrão de molho vermelho com folhas de manjericão fresquinhas, colhidas na hora, esse texto é para você. Prossiga com a leitura e descubra como manter dentro de casa (ou até mesmo de um apartamento pequenino) uma saborosa horta, recheada com os mais diversos temperos e surpresas. Preparado? Vamos em frente! #DaHortaParaMesa

Não é preciso muito espaço!

22.jpg

Tem um cantinho na cozinha todo especial, que você gostaria de utilizar para dar início a sua horta? Mãos à obra! Para plantar hortaliças e ervas no seu apartamento, muito espaço nem sempre é imperativo.

Basta se certificar de que o lugar seja arejado e tenha luminosidade para as mudas crescerem. Isso mesmo: sol, na medida certa, é fundamental! Leve isso em consideração na hora de iniciar o projeto! Cozinha, área de serviço, até mesmo na sala, todas essas são opções válidas. Para quem realmente não dispõe de espaço algum, uma boa opção pode ser montar uma horta vertical: os vasos ficam fixados na parede, do chão até o teto! Uma excelente ideia, não é mesmo?

Onde plantar?

Jardineiras de cerâmica, vasinhos e até potes plásticos estilizados. Na hora de plantar, vale usar a imaginação. O importante é que cada um dos recipientes usados na sua horta possua no fundo pequenos furinhos para fazer a escoar a água.

Dedicação todos os dias

222.png

Manter uma horta é um compromisso que exige atenção diária. Isso mesmo, é pouco provável que a sua plantação comece a crescer e brotar espontaneamente, sem que você precise mover um dedo sequer. Ao contrário, é necessário dedicação e esforço contínuo: regar ao menos uma vez na semana (talvez duas, se a estação for muito abafada e a depender da espécie da planta), adubar a terra para otimizar o crescimento e podar os excessos sempre que necessário. Quer foi que disse que jardinagem não nenhum dava trabalho?

As ferramentas certas!

2222.png

Nada como um bom equipamento para fazer um trabalho bem feito, não é mesmo? Pense nisso antes de colocar o projeto da horta em prática. Do que você vai precisar? Tesoura de poda, pás, regadores, vasinhos, adubo. Prepare-se! E então, o que achou dessas dicas? Ficou animado para montar a sua própria horta e impressionar familiares e amigos com pratos regados em temperinhos especiais, fresquinhos e saudáveis, como salsa, coentro, manjericão e cebolinha? O hábito pode economizar dinheiro (quanto você gasta na feira ou no supermercado toda a semana?) e o sabor é inigualável! Faça uma experiência e conte pra gente o resultado final.

Se desejar, compartilhe outras dicas adquiridas com a prática, comente sobre os acertos e alerte sobre possíveis erros. Fique de olho para mais textos como esse e até breve! E lembre-se sempre: #ComerÉCelebrarAVida