CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS QUE FAZEM BEM À SAÚDE

9.jpg

As pessoas estão cada vez mais em busca de uma vida ativa e saudável, e a alimentação tem papel fundamental nisto. Assim, escolher bem os alimentos tornará as refeições mais nutritivas, com uma boa dose de vitaminas, minerais e proteínas, entre outros ativos, contribuindo para a boa saúde e o bom funcionamento do organismo.

Confira agora os alimentos que você deve consumir com mais frequência para turbinar a sua saúde!

Salmão

99.png

Rico em ômega3, magnésio, fósforo e selênio, além das vitaminas B3, B6 e B12 e do aminoácido triptofano, o salmão é considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Consumir uma porção três vezes por semana ajuda na melhora do humor e na diminuição dos sintomas da depressão, na prevenção de doenças inflamatórias e do coração, na redução da formação de radicais livres – evitando o envelhecimento precoce – e auxilia no bom funcionamento do cérebro, protegendo contra perda de memória e Doença de Alzheimer, entre outros benefícios.

Maçã

999.png

Há um ditado que diz: “Comer uma maçã por dia mantém o médico afastado”, e a ciência tem comprovado os efeitos benéficos à saúde. É uma fruta rica em taninos, flavonoides, polifenóis, fibras, fitonutrientes, ácido málico e pectina. Por isso, ajuda a reduzir problemas digestivos, como constipação intestinal e diarreia, auxilia na preservação de tecidos e células, retardando o envelhecimento. Também regula os níveis de triglicérides e glicose no sangue e o aumento das taxas de colesterol. A saúde bucal é beneficiada por conta do efeito antioxidante na saliva, sabia? A maçã contém, ainda, quercetina e resveratrol, substâncias que previnem problemas cardíacos e câncer.

Lentilha

9999.png

A lentilha tem alto teor de fibras, ferro, zinco, proteínas, vitaminas e poucas calorias. Suas fibras insolúveis ajudam a diminuir o colesterol. Por conter uma substância chamada lignanas, auxilia na redução dos sintomas da TPM. Contém cálcio e isoflanonas, que contribuem para o fortalecimento dos ossos. O zinco fortalece o sistema imunológico, o ferro combate e previne a anemia e a alta quantidade de fibras regula o intestino.

Beterraba

99999.png

Antes de torcer o nariz para a beterraba, saiba que ela tem uma grande quantidade de nutrientes: ferro, cálcio, manganês, sódio, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de fósforo, nitrato e potássio. Contém ácido fólico, importante para as gestantes, pois é responsável pelo bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural. Seus pigmentos vermelhos ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca e combater o câncer.

Couve

999999.png

É fonte de cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B6, C, E e K, carotenóides e fibras, que auxiliam a evitar problemas cardiovasculares e enfermidades nos pulmões e no fígado. O cálcio contribui para a manutenção da massa óssea e formação dos ossos. Invista nesses alimentos! Lembre-se: quanto mais colorido for o seu prato, mais nutrientes haverá nele.

Gostou da nossa lista? Escreva nos comentários quais são os alimentos que você mais consome em benefício da sua saúde. Siga nosso blog para ver outras dicas como esta!