É VERDADE QUE O AÇÚCAR VICIA?

2.jpg

Um dos maiores desafios para as pessoas pretendem fazer uma dieta equilibrada e saudável é parar de consumir o açúcar. Afinal, não há dúvidas de que grande parte dos alimentos que possuem este ingrediente é irresistível. Há também outras explicações para este difícil desprendimento do açúcar. Quer saber quais são? Continue lendo para descobrir!

Por que você deve parar de consumir açúcar?

Acredite, o açúcar vicia assim como o cigarro, o álcool ou qualquer tipo de droga. Sabe por quê? Quando ingerimos açúcar, automaticamente sentimos uma agradável sensação de bem-estar causada pela liberação da insulina. Isso acontece justamente porque o açúcar aumenta os níveis de hormônios como a dopamina e a serotonina.

Esta incrível sensação ao ingerimos açúcar passa rápido e, por isso, temos vontade de comer cada vez mais e mais, pois a busca pelo prazer faz o cérebro ver o açúcar como uma recompensa. Se você costuma comer uma grande quantidade de açúcar, você está reforçando essa recompensa: o que pode fazer com o que quebrar o hábito seja ainda mais difícil. Por isso, esta perigosa substância é tão viciante.

Vale lembrar que cada organismo é diferente do outro, assim como o perfil metabólico é individual. Portanto, cada um reage de uma maneira ao ingerir açúcar. Porém, de maneira geral, ele pode causar graves problemas à saúde.

Os fatores que influenciam estes riscos são: heranças genéticas, frequência e quantidade de consumo do açúcar, idade, sexo e prática de exercícios físicos. Ou seja, tudo isso pode ajudar a intensificar ou amenizar os perigos do açúcar no corpo.

Quais são seus malefícios e como o corpo reage à ingestão de açúcar?

11.png

Como dito acima, esta substância viciante é capaz de causar diversos problemas para nossa saúde, inclusive muitos que nem imaginamos. O açúcar ajuda a aumentar a gordura corporal, desencadeando diversas disfunções no organismo, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, gordura no fígado, resistência insulínica, entre outras.

Além disso, ele é um agravante no processo de aceleração do envelhecimento e pode causar câncerdepressãodesvios intestinaisbaixa resistência imunológicadiminuição de absorção de magnésio e cálcio, aumentando o risco de cáries, alterações na pele (como acne) e ainda atrapalhar o aprendizado e a memória.

Não parece o suficiente? Além dessas consequências graves, o açúcar ainda pode causar cansaço e sonolência. Resumindo, é de grande importância diminuir o consumo desta substância. Por isso, temos algumas sugestões para te ajudar nesse fator.

• Evite adoçar sucos naturais;
• Diminua o consumo de refrigerantes, sucos industrializados, doces de maneira geral e carboidratos simples, como arroz, pão e bolos;
• Tente adoçar seus alimentos com mel, açúcar mascavo ou demerara, mas lembre-se: consuma com moderação!;
• Caso opte por utilizar adoçantes, prefira os naturais;
• Troque os carboidratos refinados pela versão integral.

Comece a reduzir o açúcar gradativamente e o seu paladar irá se acostumar, chegando ao ponto em que você conseguirá eliminá-lo completamente. Seu organismo e sua saúde agradecem! Siga nosso blog para saber outras curiosidades como esta!