ENTENDA AS REAIS VANTAGENS DE CONSUMIR ALIMENTOS INTEGRAIS

01.jpg

Nada é mais precioso para a nossa saúde do que a qualidade da nossa alimentação. Uma pessoa que sabe valorizar um bom prato de comida reconhece que quanto mais frescos e naturais são os ingredientes de uma receita, melhor será a qualidade e o sabor daquilo que está prestes a comer.

Você deve saber também que a ingestão de alimentos naturais e frescos é a melhor maneira de se ter uma alimentação saudável, já que esses ingredientes são ricos em nutrientes indispensáveis para a manutenção do nosso organismo.

Além de criar o hábito de comer frutas, legumes, carnes magras e vegetais, você também deve sempre ouvir falar sobre o quanto é importante preferir um carboidrato integral em detrimento das versões brancas e processadas desses produtos. Mas você sabe por que essa afirmação é sempre feita por profissionais da área da saúde e nutricionistas? Vamos falar exatamente sobre isso nesse artigo. Venha entender quais são as reais vantagens de se consumir alimentos integrais! #ComerÉCelebrarAVida

Fonte rica de carboidrato de baixo índice glicêmico

011.jpg

Os carboidratos, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, são nutrientes indispensáveis para o funcionamento do nosso organismo. São eles as principais fontes de energia para o corpo humano, permitindo que todas as nossas funções orgânicas e metabólicas sejam realizadas sem grandes problemas.

Os alimentos que não são integrais, como os pães e massas desenvolvidos com farinha branca, apesar de apresentarem a mesma concentração de carboidratos em sua composição, são perigosos para a nossa saúde. Isso acontece porque, ao contrário dos alimentos integrais, esses alimentos apresentam alto índice glicêmico — ou seja, são capazes de elevar a concentração de açúcar no nosso sangue de maneira muito rápida.

Os alimentos integrais, por sua vez, apresentam baixo índice glicêmico e conseguem oferecer a mesma quantidade de energia para o nosso corpo sem precisar alterar a concentração de açúcar no sangue. Essa é uma grande vantagem de se consumir esses alimentos.

Grande concentração de fibras e minerais

0111.png

Além de terem baixo índice glicêmico, os alimentos integrais apresentam outra vantagem interessante para a qualidade da nossa saúde: sua grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Como os alimentos integrais têm sua casca preservada — ao contrário dos produtos processados, produzidos com farinha branca — toda a concentração de fibras e nutrientes desses produtos é mantida em sua composição. Isso faz com que eles se tornem opções muito mais saudáveis e naturais para compor um prato de refeição. #Sabor&Saude

As fibras alimentares ajudam a regular o funcionamento intestinal, a controlar a glicose e o colesterol sanguíneo e até mesmo a diminuir o apetite após sua ingestão. As vitaminas e minerais participam de vários processos metabólicos vitais no nosso organismo.

Cuidado com as enganações do mercado alimentício

01111.png

Apesar de muitos produtos serem comercializados como integrais nos supermercados e lojas em todo o Brasil (como pães, massas e biscoitos), é preciso ficar muito atento ao comprar esses alimentos. A indústria alimentícia permite que os produtos rotulados como integrais tenham uma concentração definida de farinha branca — característica que reduz consideravelmente seu valor nutricional.

Por isso, é preciso ficar de olho no rótulo dos produtos que se dizem integrais, antes de levá-los para casa. Só compre aqueles produtos que têm descrito, na parte de ingredientes, que é produzido com 100% de farinha integral, e fuja das enganações permitidas pelo mercado alimentício.

Consumir alimentos integrais é muito mais do que apenas seguir uma tendência de uma alimentação mais natural e saudável: é também acrescentar mais sabor e individualidade aos seus pratos. Você tem o hábito de consumir alimentos integrais? Compartilhe sua opinião conosco!