5 MOTIVOS PARA USAR A QUINOA NA COZINHA

02.jpg

Pão com quinoa, granola com quinoa e até sopa com quinoa! Você está se perguntando por que essa tal de quinoa de repente invadiu restaurantes, supermercados e padarias?

Considerado um dos alimentos mais completos disponíveis por aí, esse cereal da região dos Andes tem dado o que falar por sua quantidade ideal de calorias, proteínas, vitaminas e gorduras. Ainda não está entendendo o motivo de tanto frisson? Então continue lendo e descubra por que você também deve entrar na “febre” da quinoa!

Se valor nutricional é riqueza, a quinoa é milionária

022.jpg

Já falamos um pouquinho sobre como a quinoa é um grão super completo, e os benefícios do consumo podem até ter ficado parecendo óbvios, mas eles vão além do valor calórico.

Quem é diabético ou portador de doença celíaca ou apenas está evitando o glúten e o açúcar por algum outro motivo pode usar e abusar da quinoa sem medo. Além disso, ela ainda ajuda na redução do colesterol ruim e, pela quantidade de proteínas, pode ser um substituto bem interessante para a carne ou para aqueles complementos proteicos de quem gosta de malhar para ficar sarado.

Fibras para todos os males

0222.png

Todo mundo sabe da importância das fibras na alimentação — elas ajudam a regular o intestino, favorecem o emagrecimento e reduzem a taxa de LDL, o colesterol do mal, no seu sangue. Pois é, e a quinoa é cheia delas, podendo ser um excelente substituto para o trigo e a aveia, fontes do temido glúten — mais interessado naquele pão de quinoa agora?

Correria sim, dieta pobre nunca!

02222.png

Sabe aqueles dias em que você percebe que não se alimentou muito bem, até mesmo pela falta de tempo? A quinoa na cozinha pode dar essa balanceada mesmo na pressa, graças a todos seus nutrientes. Que tal levar uma barrinha ou até um muffin com quinoa para beliscar no trabalho? Outra ideia é fazer uma salada com o que você tiver na geladeira mesmo e salpicar os grãos por cima: além de crocante, eles vão deixar o prato bem mais nutritivo! Experimente a nossa versão com rúcula, azeite e castanha-do-pará! #Sabor&Saude

Blindagem para a saúde de toda a família

Já falamos que a quinoa ajuda a regular o colesterol, mas vale dizer ainda que as sementinhas também são grandes aliadas no combate à anemia, doenças do trato urinário, fígado e ainda previnem um dos grandes problemas atuais para a terceira a idade: a osteoporose.

E os benefícios não param por aí: para a mulher, especificamente, a quinoa aumenta a disposição, retarda o envelhecimento, pode ajudar a recuperar as fibras musculares e regula também o nível de glicemia.

Novidades nas suas receitas

022222.png

Quem gosta de cozinhar não perde a oportunidade de experimentar uma receita ou um ingrediente diferente, e a quinoa tem a vantagem de ser super versátil, já que pode ser usada tanto na forma de grãos quanto de farinha! É claro que há alguns truques para usar os grãos andinos, mas a gente compartilha eles com você:

 

  • É preciso fazer a lavagem correta, com água quente e deixando de molho por cerca de dois minutos.

  • Além disso, dependendo do tamanho da panela onde será preparada, a semente pode ficar mais cremosa, pastosa ou seca.

  • Na forma de farinha, dá para colocar a quinoa em bolos, pães, tortas e até misturada com sucos e iogurtes!

Convencido de que a quinoa chegou para ficar e precisa fazer parte da sua dieta o quanto antes? Vamos bater um papo nos comentários!