OS MALEFÍCIOS DOS ADITIVOS E A COMIDA NATURAL

6.jpg

Os conservantes químicos, derivados de nitritos e nitratos, podem ser agentes carcinógenos. No Brasil, o uso ainda é descontrolado, embora a lei seja rigorosa. Embutidos contém sulfitos de sódio e podem ser agentes de distúrbios digestivos. Entre as técnicas modernas de conservação, verificam-se as de apertização, irradiação, pasteurização, refinamento, adição de aditivos e conservantes.

No processo de industrialização, as técnicas modernas possuem o agravante de necessitar de artifícios químicos e sintéticos para abrandar os efeitos negativos dos sensoriais. A vantagem da utilização de aditivos químicos e sintéticos, que é o baixo custo e o aumento da validade do produto, ou seja, a garantia de maior conservação, beneficia apenas a indústria de alimentos.

Tipos de aditivos

06.png

Os aditivos químicos sintéticos são mencionados em rótulos de produtos alimentícios em geral. Nos denominados naturais, estão inclusive sob a forma de siglas (como P.I., EPX, A-I, CT-II). Os tipos variam entre 3800, desde corantes, flavorizantes, adoçantes, emulsificantes e estabilizantes para melhorarem os fatores sensoriais, antioxidantes preservativos para aumentarem o tempo de vida útil e outros aditivos para evitarem que o alimento grude no maquinário.

Na panificação, as farinhas são clareadas pela adição de cloro e o aumento da validade é garantido pelo bromato. Amaciantes, como o mono e diglicerídeos, retardam a aparência do alimento velho e o propionato de cálcio previne o mofo. Os aditivos relacionados a maiores queixas com efeitos colaterais negativos são:

• Aspartame – estudos mostram a associação deste aditivo, e de outros adoçantes como ciclamato e sacarina, a causas de câncer.
• Sulfitos – utilizados para manter o frescor das frutas e verduras in natura, evitar a descoloração e fermentação de frutas secas e de vinhos.
• Glutamato monossódico – que contém o ácido glutâmico, também encontrado de forma natural, não tóxica, em carnes, shoyu e no misso, melhorando o sabor. Ele pode estar associado a distúrbios neurológicos em crianças, além de mal de Alzheimer e Parkinson em adultos; em cobaias esse aditivo está associado a lesão cerebral, obesidade e degeneração da retina.
• Nitratos – usados em carnes congeladas para manter a cor, provocam náuseas e irritação gástrica, além de mascarar o processo de deterioração, ademais, os nitratos são convertidos em nitrosaminas, substância comprovadamente cancerígena.
• Corante carmim – extraído de um inseto, pode causar reações alérgicas, choque anafilático e pacientes hipersensíveis.
• Corantes azul brilhante ou tartazina – usado em balas.
• Corante amarelo – causam sintomas diversos que vão desde irritabilidade e hiperatividade em crianças até irritações gástricas e tumores malignos em cobaias.
• BHT e o BHA – com ação antioxidante, previnem a rancificação de óleos e alimentos gordurosos.
• Benzopireno – usado na defumação artificial de carnes, peixes, presuntos e embutidos em geral, também é agente carcinogênico, com relatos de câncer de estômago.

Vocês imaginavam a quantidade de aditivos presentes na comida industrializada? Compartilhe suas experiências nos comentários!