OS MALEFÍCIOS DOS ANTIBIÓTICOS NA CARNE DE FRANGO

1.jpg

Em frangos não há aplicação de hormônios de crescimento, mas sim de antibióticos. Não há estudos sobre o impacto de aumentar a resistência de antibióticos no consumidor. O Ministério da Agricultura não possui fiscalização ou análise periódica, portanto devem-se procurar marcas que são exportadas.

O ovo deve ser natural, sem resíduos químicos, com casca de excelente qualidade, limpa, íntegra e sem deformação. A alimentação da ave precisa ser natural e a criação dela deve ser feita de forma livre em galpão, onde podem botá-los em ninhos sem descaracterizar o hábito natural da espécie.

Vale ressaltar o sistema produtivo na avicultura convencional, cuja produção de aves para corte como na produção de ovos, as aves poedeiras são confinadas em grandes galpões, onde a concentração de animais é elevada. A iluminação artificial se mantém 24 horas por dia para estimular uma maior produção de hormônios endógenos e, assim, aumentar a postura.

Antibióticos são adicionados às rações com o intuito de promover maior crescimento e aditivos químicos são usados para endurecer as cascas dos ovos e dar melhor coloração às gemas. Em função deste tipo de manejo, as aves tornam-se extremamente estressadas sendo conhecido o fenômeno da autofagia entre as aves.

O frango orgânico

01.png

A forma de manejo animal, dentro de conceito orgânico, visa à prevenção de doenças e o fortalecimento do animal. Admite-se o semiconfinamento respeitando-se, entretanto, o seu bem-estar. O animal se movimenta em espaço adequado e tem contato com a luz natural, propiciando o comportamento natural da espécie. A alimentação é variada, com pastagem e grãos de origem orgânica.

Receita do chef

001.png

A receita que você conferirá abaixo foi elaborada por mim e publicada no livro Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional, uma parceria minha com a Dra. Gisela Savioli.

Jambalaya de frango com curry, maçã e castanha de caju

Rendimento
1 porção

Utensílios
Tábua; faca; panela funda; frigideira; amassador de alho (opcional)

Ingredientes
1 xícara de chá de arroz (polido ou integral)
1 xícara de peito de frango
1 pitada de curry Sal a gosto
1 colher de café de azeite de alecrim
1 colher de sopa de cheiro verde
1 colher de sopa de alho-poró picado
¼ de maçã cortado em cubos
2 dentes de alho picados
5 unidades de castanhas de caju Uma folha de louro

Preparo
– Tempere o frango com sal e curry.
– Leve para cozinhar em água com louco até que o frango fique cozido (cuidado para não cozinhar demais, pois pode ficar ressecado).
– Retire o frango e desfie em lascas. Reserve o frango e o líquido do cozimento para utilizar na receita ou preparar uma sopa.
– Em uma frigideira ou panela, adicione fios de azeite e refogue o alho; em seguida adicione o arroz, o alho-poró, o frango em lascas. Adicione 4 colheres do líquido do cozimento de frango.
– Misture e deixe ferver o líquido; o arroz ficará úmido. Adicione a castanha de caju e o cheiro verde; misture tudo e sirva.

Gostou da sugestão de cardápio? Não se esqueça de utilizar o frango orgânico. Sempre ensinarei receitas orgânicas em funcional aqui no blog. Então, não deixe de assiná-lo e deixar seu comentário abaixo!