Le Manjue Café

View Original

LE MANJUE APOIA A CAMPANHA SEGUNDA SEM CARNE

Você já conhece a campanha Segunda Sem Carne? Ela propõe a descoberta de novos sabores e a conscientização sobre os impactos dos produtos de origem animal para as pessoas, a saúde, o planeta, e claro, para os próprios animais.

Pelos animais

A cada dia mais a competição para produzir carnes, ovos, leite e derivados a baixo custo levam os agricultores a tratar os animais como mercadorias. Assim, eles são mantidos em galpões abarrotados e são vítimas de muita dor e sofrimento. O Ministério da Agricultura afirma que só no Brasil, a pecuária gera diretamente 80% do desmatamento no bioma amazônico. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja, etc.). Ou seja, o consumo de carne também afeta o planeta…

Pelo planeta

Muito se fala do desperdício de água em banhos, lavagem de carros, calçadas, e roupas, não é mesmo? Mas você sabia que a pecuária, por exemplo, gera um desperdício 130 vezes maior do que o gerado pelos seres humanos? Estes dados são do relatório do NRDC, Natural Resources Defense Council, um importante grupo ambiental internacional sem fins lucrativos. De acordo com dados da organização internacional Water Footprint, a cada quilo de carne produzido são gastos 14 mil litros de água. Um quilo de carne equivale a cerca de 300 banhos de 5 minutos.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a indústria de carne também é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13% de emissão. É claro que esses malefícios também afetam a saúde dos indivíduos…

Pela saúde

A dieta vegetariana, na maioria das vezes, tem pouca gordura, pouco colesterol e alto consumo frutas e fibras em geral. De acordo com um relatório publicado pela Associação Dietética Norte-americana em 2003, os vegetarianos possuem 50% menos riscos de apresentar diabetes, doenças cardíacas, altos níveis de colesterol e pressão arterial.

Brasil na Segunda Sem Carne

O Brasil, que participa da Segunda Sem Carne desde 2009, é um dos 35 países que apoiam a campanha. No Reino Unido, por exemplo, ela é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney. Já no Brasil, Gilberto Gil, Marisa Monte, Ellen Jabour, Luisa Mell, Bela Gil, Marcos Palmeira e o nosso chef Renato Caleffi apoiam a campanha. Um dos benefícios da adesão ao movimento foi o projeto Alimentação Escolar Vegetariana. A partir de 2011, os alunos da rede pública da cidade de São Paulo têm acesso à refeições 100% livres de crueldade animal.

Por que às segundas?

A segunda-feira foi eleita como o “dia sem carne” devido ao alto consumo de carnes aos finais de semana. Assim, as pessoas estão mais propensas às comidas leves, orgânicas e funcionais na segunda-feira.

Quais as proteínas vegetais posso consumir?

• Grãos como feijão, ervilha, lentilha, grão de bico.
• Soja e derivados (proteína de soja, tofu e extrato de soja).
• Oleaginosas como nozes, amêndoas, castanhas e amendoim.
• Cereais integrais como arroz, quinua e amaranto.
• Sementes de gergelim, tahine, girassol e de abóbora.

Segunda Sem Carne no Le Manjue

O Le Manjue também apoia e participa da campanha Segunda Sem Carne. Todas as segundas-feiras temos ainda mais opções veganas criadas pelo chef Renato Caleffi para todos os nossos clientes. Participe você também, crie novos hábitos e experimente novos sabores!

Para saber mais, acesse o site oficial da Segunda Sem Carne. O que você achou da campanha? Não se esqueça de deixar o seu comentário!