DICAS PARA UM CAFÉ DA MANHÃ PARA DIABÉTICOS

1.jpg

O café da manhã é uma refeição crucial para quem deseja levar uma vida saudável: é esse o momento de repor as energias gastas durante a noite e ativar o metabolismo para o dia que está por vir! Com a nossa cultura de bolos, biscoitinhos e pão branco, formular um desjejum verdadeiramente nutritivo e saboroso pode ser um desafio, mas para quem é diabético, isso parece uma missão impossível: o que entra ou não no prato? Como fazer as melhores escolhas e combinações? É possível inserir frutas no cardápio sem colocar a saúde em risco?

Você pode até se surpreender, mas a resposta para todas essas perguntas é muito mais simples e intuitiva do que se imagina: montar uma refeição balanceada, caprichar nas vitaminas, evitar excessos de açúcar e moderar os produtos refinados! Prossiga com a leitura e descubra como montar um café́ da manhã̃ para diabéticos de botar inveja em qualquer um!

Controle as porções

01.png

Comer bem não é sinônimo de comer muito! Você não precisa encher o prato para ficar bem-alimentado e, no caso dos diabéticos, é até melhor que não o faça. Se você exagerar na dose em uma única refeição, corre o risco de ficar sem fome e deixar de se alimentar pelas próximas horas. Isso pode mexer com os níveis de açúcar no sangue, trazendo complicações para a saúde. O ideal é seguir à risca uma regrinha de ouro: faça pequenas refeições ao longo de todo o dia e não passe mais de 3 ou 4 horas sem comer. Um jejum de várias horas não é nada saudável, especialmente para quem convive com o diabetes, certo?

Acerte os ponteiros

001.png

Eis uma certeza: quem tem diabetes precisa ter disciplina na hora de se alimentar. Não basta controlar as porções e o tipo de alimento que se come ou não, é também fundamental estabelecer uma rotina de refeições. Determine um horário fixo para fazer o desjejum. Se você tem o hábito de acordar bem cedinho, isso pode ser feito logo nas primeiras horas da manhã. Caso goste de enrolar um pouquinho na cama, estenda o café da manhã para mais tarde.

O importante é respeitar seus costumes e as limitações do dia a dia — desse jeito fica mais fácil cumprir aquilo que foi proposto. Se achar necessário, coloque um lembrete no celular até fixar o hábito e inseri-lo naturalmente em meio às tarefas do cotidiano.

Dá para comer uma saladinha de frutas?

0001.png

Todas as frutas contêm uma espécie de açúcar natural, a frutose, que pode ser prejudicial aos diabéticos se ingerida em grandes quantidades. Por conta disso, a palavrinha mágica é a mesma de sempre: parcimônia! O ideal para quem convive com o diabetes é consumir uma só fruta por vez. É isso mesmo que você está pensando: na hora do café da manhã, opte por uma maçã ou uma pera, uma banana ou mamão, uma fatia de melancia ou um punhado de morangos. Espace o seu consumo de frutas ao longo de todo o dia.

E, muito importante, fuja dos sucos concentrados! Alguns poucos mililitros podem conter até três ou quatro frutas de uma só vez. Por que não chupar uma laranja ao invés de beber um copo de suco?

Sim para o integral!

00001.png

Se você for optar por comer um pão no café da manhã, escolha um que seja integral. Essa mesma lógica serve para bolos e biscoitos (tudo diet, é claro!). Os cereais refinados e processados possuem menor teor de vitaminas, minerais, fibras e, consequentemente, são menos benéficos ao organismo. A farinha e os cereais integrais, por sua vez, ajudam a controlar as taxas glicêmicas, ou seja, o nível de açúcar no sangue, além de criar uma sensação de saciedade que ajudará você a comer menos.

Ainda não está convencido? A grande quantidade de fibras ainda poderá ajudá-lo a regular o sistema digestivo! Com todas essas vantagens, não tem como abrir mão do integral, não é?

Fique de olho na gordura animal

000001.png

Manteiga, bacon, queijo muçarela, mortadela ou presunto. Todos esses alimentos podem ser prejudiciais ao organismo, especialmente o de um diabético! Sempre que possível, opte por alimentos com baixo teor de gordura. No lugar da manteiga, escolha patês à base de verdura ou legumes: berinjela, abobrinha, couve-flor, e o que a criatividade mandar! #Sabor&Saúde

De modo semelhante, o bacon deve ceder lugar às carnes magras: por que não substituí-lo por um blanquet de peru? O mesmo serve para os queijos: no lugar da gordurosa muçarela ou queijo prato, dê espaço a uma fatia de ricota. E que tal finalmente experimental um pouco de tofu? Você pode se surpreender!

E então, ficou satisfeito com essas dicas? Tem outras ideias para montar um café da manhã para diabéticos? Use o espaço abaixo para comentar e acompanhe as nossas postagens sempre que tiver uma chance! Nos vemos em breve!