CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS COGUMELOS

1.jpg

Os cogumelos são bem famosos principalmente para quem é vegetariano. Ele é um vegetal, que não tem raiz, nem talo, nem folhas. É uma ótima fonte de proteína, contém os aminoácidos: arginina, glutamina e lecitina. Possui pouca gordura e ricos em fibras. Um alimento super nutritivo, com alto valor nutricional e com um sabor incrível.

Estudos mostram a melhora na pressão arterial e melhora nos marcadores inflamatórios em pessoas que consumem cogumelos 3 vezes por semana. Além disso, ele ajuda no tratamento do câncer.

Há vários tipos de cogumelos, segue alguns deles e seus benefícios.

Champignon

01.png

O cogumelo mais vendido no mundo apresenta alta quantidade de fósforo (junto com o cálcio atua no fortalecimento do sistema ósseo). Em média a cada 100g de champignon tem 113g de fósforo.

Funghi

O funghi é rico em riboflavona (vitamina B2). Ele ativa a B6 que ajuda a melhorar o humor, além de melhorar o stress, dores de cabeça, insônia, desconforto gástrico.

Shimeji

001.png

Ele contém uma boa quantidade de potássio. A cada 100g de shimeje temos em torno de 400mg de potássio, isso representa 12% da necessidade diária. Esse mineral ajuda no controle da pressão arteriale no processo de contração muscular.

Shitake

O shitake contém 9 aminoácidos essenciais que ajudam no bom funcionamento do organismomelhora imunidade, são ricos em vitaminas do complexo B, E e C, além de cálcio, ferro, potássio e fibras.

Cogumelo Paris

0001.png

Vitaminas do complexo B, ácido fólico, triptofano, selênio, cobre, potássio, fósforo, zinco, manganês, magnésio, ferro, cálcio e fibrasestão presentes no Cogumelo Paris. Fonte de antioxidantes, ele fortalece o sistema imunológico. O cogumelo contém pouquíssimo sódio.

Receita do chef

Segue uma receita do livro do Chef Renato Caleffi “Escolhas e Impactos, gastronomia funcional”:

Mix de Cogumelos:

Rendimento: 1 a 2 porções
Utensílios: Tábua, faca e frigideira

Ingredientes:

1 punhado de shitake

1 punhado de shimeji

1 punhado de cogumelos paris

1 colher de sopa de ervas frescas ou secas

2 dentes de alho batidos ou amassados

Azeite a gosto

Sal a gosto

1 xícara de café de vinho branco, água ou shoyu

Pimenta moída na hora

Noz-moscada moída na hora

Preparo:

Corte os cogumelos em tiras finas. Refogue em uma frigideira em fios de azeite o alho e em seguida os cogumelos. Adicione pitadas de sal e em seguida o vinho branco (opções: água ou shoyu). Deixe ferver e reduzir todo líquido. Adicione as ervas, a pimenta moída e a noz-moscada. Quando estiverem suculentos e macios, retire da frigideira e sirva. Bom apetite!

Qual o seu cogumelo preferido? Com qual frequência você se alimenta desses preciosos vegetais? Deixe seu comentário