VOCÊ JÁ CONHECE A GANACHE DE CACAU DO LE MANJUE?

07.jpg

Os livros de gastronomia dizem pouco sobre a origem da ganache. A mistura de chocolate e creme de leite tem sua origem debatida por diversos historiadores culinários. Eles concordam que a ganache foi inventada em meados do século XIX. Alguns afirmam que os suíços foram os desenvolvedores, enquanto outros argumentam que ela foi criada na França.

A história mais aceita é que a ganache foi inventada ao acaso por um aprendiz de chocolatier francês. Ele teria deixado que o creme de leite quente caísse sem querer em uma tigela cheia de chocolate. Quem dera que todo erro fosse uma ideia brilhante como essa, não é mesmo? O creme de mais de 150 anos nunca caiu em desuso e é aprimorado a cada dia.

O equívoco do aprendiz serviria desde então para rechear tortas, trufas e macarons, cobrir bolos, cupcakes e petit fours, guarnecer frutas frescas e panquecas ou para ser devorado puro, de colherada mesmo. É por isso que a ganache é considerada uma espécie de coringa na confeitaria. É difícil achar alguém que não goste.

Ganache tradicional

007.png

Tem dias que a vontade de comer chocolate é incontrolável. Por mais que seja uma delícia, ele é uma bomba calórica cheia açúcar e gordura. Dois brigadeirinhos de festa tem mais de 110 calorias. Agora, imagine uma panela cheia do doce! A ganache tradicional é feita com apenas dois ingredientes: chocolate e creme de leite. Ela pode ser feita com o chocolate ao leite, branco ou meio amargo e incorporada com suco de frutas, como morango, limão e o maracujá. Algumas receitas ainda adicionam manteiga, mel, chocolate em pó, leite condensado e açúcar, o que aumenta ainda mais o valor calórico e a gordura da receita.

Ganache de Cacau do Le Manjue

0007.png

Você é amante de uma alimentação saudável, mas não quer abrir mão de sabores incríveis? A Ganache de Cacau do Le Manjue foi criada pelo chef Renato Caleffi para ajudar a sua avó a satisfazer o desejo por doces. Unindo a biomassa de banana verde, o leite de coco e o cacau, o chef criou uma sobremesa com todo o sabor do chocolate, porém, sem lactose, sem glúten e zero açúcar. Uma porção de 20g (1 colher de sopa) da ganache tem apenas 68 calorias. Ou seja, o nosso chocolate é extremamente delicioso e incrivelmente saudável. #SaboreSaúde

Conheça um pouco mais sobre os benefícios de cada um dos ingredientes da nossa ganache:

Biomassa de banana verde

00007.png

A biomassa de banana verde é rica em vitaminas A e B, prebiótica, melhora a absorção de diversos nutrientes como o cálcio, tem baixo índice glicêmico e melhora a carga glicêmica de receitas onde ela estiver inserida. Além disso, ela possui gosto neutro e combina com várias receitas. Mesmo sendo feita com a banana não sentimos o seu sabor. Então, se você não gosta da fruta não se preocupe. Ao ser cozida, a banana verde apresenta um alto teor de amido resistente em sua polpa, cerca de 20%. Os benefícios são bem parecidos com os da fibra alimentar, promovendo a saciedade e contribuindo para o emagrecimento e o funcionamento do intestino.

Leite de coco

000007.png

O leite de coco é um ingrediente rico em vitaminas e minerais essenciais ao nosso organismo. Fonte rica em vitamina A e E, potássio e cálcio, ele pode ser um substituto para o leite de vaca, seja para aqueles que sofrem com intolerância à lactose ou para quem prefere os leites vegetais para compor a dieta. Além disso, o leite de coco possui uma grande quantidade de antioxidantes, que ajudam o organismo a combater radicais livres, retarda os efeitos do envelhecimento, reduz a flacidez da pele, contribui com a saúde dos cabelos, melhora a visão deficiente e a baixa densidade óssea.

Ele também possui ácido láurico, substância contra fungos, vírus e bactérias que é ótima para combater infecções e auxiliar na digestão do alimento. Apesar de conter gorduras saturadas, o leite de coco ajuda na perda de peso. Isso ocorre porque a gordura dele é composta por ácidos graxos de cadeia média, que fazem com que o corpo converta as gorduras em energia.

Cacau

0000007.png

Já caiu no senso comum que o cacau é um poderoso aliado na manutenção do bem-estar. Mas o que muitos não sabem é que ele faz muito bem para a saúde em geral. A ciência vem descobrindo a cada dia mais as qualidades positivas do cacau. Estão presentes no fruto, por exemplo, um complexo de antioxidantes capazes de diminuir os níveis do colesterol ruim (o LDL) e, ao mesmo tempo, aumentar a concentração do colesterol que benéfico à saúde (o HDL), o que melhora o fluxo arterial, estimula a circulação e evita a obstrução dos vasos sanguíneos.

Os antioxidantes também combatem os radicais livres e retardam os efeitos do temido envelhecimento. O cacau é bom para o coração, para o humor, para a memória e para o corpo!

Viu só quantos benefícios estão presentes na Ganache de Cacau do Le Manjue? Você tem alguma dúvida sobre o nosso produto? Já experimentou a nossa ganache? Vamos continuar essa conversa nos comentários! Até a próxima!