OS BENEFÍCIOS DA BATATA YACON PARA A SAÚDE

4.jpg

A batata yacon é um tubérculo de origem Andina, ainda não muito conhecida, porém, os diabéticos com certeza já ouviram falar dela. Ela tem uma textura de uma pera ou maça e é chamada de “batata dos diabéticos” por ajudar a reduzir os níveis de glicemia no sangue, para isso deve-se consumir 100g por dia.

Além desse ótimo benefício, ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol, melhora a imunidade, é rica em fibras e contém inulina, um prebiótico, que estimula o crescimento de bactérias boas para o intestino, fazendo com que ele funcione melhor. Ela também ajuda no funcionamento do intestino, promovendo a saciedade. As pessoas que consomem a yacon demoram a sentir fome por conta dela ser um carboidrato de ação lenta.

Flora intestinal

04.png

Uma flora intestinal em ordem é imprescindível para a prevenção de infecções e a garantia do fortalecimento da imunidade. Por isso, ela deve ser estimulada e uma das melhores formas de fazer isso é por meio da batata yacon.

Baixa caloria

004.png

A yacon possui baixa caloria. Cerca de 90% de seu peso é composto de água. Assim, o carboidrato encontrado nela é menor do que o de outros alimentos. Cem gramas da batata yacon tem cerca de 32 calorias, enquanto uma comum tem 52.

Rica em potássio

0004.png

Rica em Potássio, a batata yacon ajuda na prevenção de dores musculares, cãibras, cansaço e fadiga. O potássio ainda previne doenças cardíacas e auxilia no controle da pressão arterial.

Dicas de preparo

00004.png

Muitas pessoas não sabem como prepara-la, mas é mais simples do que parece, ela é consumida crua, em saladas ou nos sucos. Ela pode ser usada em pequenas refeições do dia a dia, como no lanche da tarde. É importante orientar que mesmo tendo poucas calorias o seu consumo não deve ser em excesso. Segue uma receita do chef Renato Caleffi com a batata yacon

Salada de batata yacon

Rendimento
1 porção

Utensílios
Liquidificador, faca e recipiente médio

Ingredientes

  • 1 batata yacón pequena

  • 1 cenoura média

  • 1 cebola pequena

  • 5 vagens

  • Punhado de salsa picada

Preparo
Descasque a batata yacón e corte em cubos médios. Deixe tudo mergulhado na água.

Cozinhe a cenoura com casca até ela ficar macia e al dente; descasque e corte em pedaços médios.

Retire as pontinhas das vagens e com o auxílio de uma faca pequena ou descascador retire a fibra lateral. Aproveite a água da cenoura e cozinhe as vagens até ficarem macias e al dente.

Prepare a maionese integral*

Misture a batata yacón com a cenoura, as vagens, a maionese e a salsinha. Adicione sal e pimenta a gosto.

* Maionese Integral

Rendimento
4 porções

Utensílios
Liquidificador e espátula

Ingredientes

  • 2 bananas verdes bem amolecidas

  • 1 xícara de café de vinagre

  • 1 xícara de café de óleo ou azeite de oliva

  • 1 colher de café de mostarda

  • Sal a gosto

Preparo
Bata o vinagre, o óleo ou azeite, a mostarda e o sal no liquidificador. Deixe-o ligado e acrescente, com o auxílio de uma espátula, as bananas cozidas quentes até formar um creme espesso. Este molho fica parecido com a maionese.

Você já conhecia a batata yacon? Sabia de todos os benefícios da batata yacon? Escreva pra gente!