COMIDA SEM LACTOSE: POR QUE OPTAR PELA DIETA DO MOMENTO?

6.jpg

Já percebeu a quantidade de comida sem lactose crescendo nas prateleiras do supermercado? E os pratos nos restaurantes, que agora vêm com essa opção também? Nos últimos anos, muita gente aderiu à dieta livre da lactose, e não estamos falando apenas de quem tem intolerância.

Mas por que diabos as pessoas querem tirar essa substância aparentemente inofensiva de suas vidas? É o que vamos te explicar hoje! Continue lendo e descubra se, quem sabe, essa dieta também não pode ser uma boa para você!

Afinal, o que é a lactose?

06.png

Preste atenção nessa palavra: “lactose”. Que outros termos você conhece que se parecem com esse? Pensou em “glicose”, “sacarose” e “frutose”? Então acertou: a lactose, como essas outras coisas terminadas em “ose”, é um açúcar. Justamente por isso, normalmente ela é retirada de dietas para emagrecimento ou para quem quer baixar o nível de glicose do sangue.

Além de estar presente no leite (daí o comecinho em “lacto”), a lactose, como você já deve estar imaginando, também se encontra nos derivados como queijo, manteiga, iogurte, creme de leite ou coalhada, ainda que em menor quantidade.

Mudar é bom!

006.png

Quando falamos em uma dieta sem leite e derivados, muitas vezes ouvimos “como vou ficar sem queijo?!” ou “vou ter que parar de consumir manteiga?!” e a resposta é que sim, você vai mudar seus hábitos alimentares, mas para melhor! Para quem tem a intolerância, a mudança será vista no dia a dia em vários sentidos, por conta da dificuldade de digerir esse açúcar. Se você tem aquela sensação de “estômago pesado” depois de uma refeição com lactose, sua solução pode estar nessa mudança de hábito alimentar.

Mas mesmo quem não foi diagnosticado com alergia, não quer emagrecer e nem baixar o nível de açúcar no sangue pode sentir as vantagens da redução ou até eliminação dos produtos lácteos da dieta (sempre com o acompanhamento de um nutricionista, ok?). Alguns benefícios são:

  • Redução da oleosidade da pele e, consequentemente, da temida acne;

  • Digestão mais leve, sem os constrangedores gases e a sensação desagradável de inchaço;

  • E até prevenção de câncer relacionado a questões hormonais, como mostram estes estudos.

Convencido a tirar a lactose da sua comida, nem que seja apenas de vez em quando?

Mas optar pela comida sem lactose?

0006.png

Essa costuma ser a maior dúvida de quem, por motivos diversos, decide entrar na dieta livre de lactose. Mas não se desespere: dá para tirar o leite do dia a dia sem sofrimento! Além dos diversos produtos já existentes nos supermercados, também é possível fazer algumas substituições, principalmente para que você não precise parar de ir para a cozinha e comer o que você gosta.

O leite de coco, por exemplo, é um substituto 100% livre do açúcar lácteo com o qual você pode fazer bolos, brownies, mousse e até strogonoff! #Sabor&Saude

E aí, vai tentar tirar a lactose para ver as mudanças no seu bem-estar? Experimente e comente contando para a gente como foi!