A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE ÔMEGA 3

5.jpg

As dietas restritivas e a busca implacável por um corpo esguio e bem definido fizeram da gordura o grande vilão do século. O nosso cérebro muitas vezes já está até condicionado a pensar da seguinte forma: esse alimento tem gordura? Melhor passar longe. Mas será que isso é sempre verdade?

De certo que uma alimentação rica desse nutriente pode fazer mal ao organismo, prejudicando a harmonia do corpo e favorecendo o aparecimento de doenças cardiovasculares. Porém, nem toda gordura é necessariamente ruim! Quer uma prova disso? Basta pensar no ômega 3!

O nome provavelmente soa familiar, correto? Além dos produtos enriquecidos e das cápsulas de suplementação, é possível encontrá-lo em abundância em peixes, como o a sardinha; na semente de linhaça ou chia (que podem turbinar sucos); além das oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes. Esse ácido graxo da família das gorduras (isso mesmo, das gorduras!) poli-insaturadas não é somente benéfico ao organismo, como também desempenha funções essenciais para o bem-estar e a manutenção do nosso corpo.

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra mais sobre o ômega 3!

Melhora dos problemas nas articulações

05.png

Quem sofre de artrite ou reumatoide pode encontrar no ômega 3 um ótimo amigo, já que é um anti-inflamatório natural muito eficiente, capaz de reduzir o desconforto causado pelos problemas nas articulações. Para usufruir desses benefícios, converse com o seu médico e turbine a alimentação com refeições ricas em ômega 3.

Pele mais sadia

Eis uma dica poderosa para quem quer uma pele saudável e bonita: invista no ômega 3. Ele tem propriedades que podem retardar o envelhecimento da pele, diminuindo os efeitos da idade e deixando-a elástica e flexível por mais tempo. Quer fugir das rugas pelo máximo de tempo possível? Aposte no ômega 3!

Maior saúde dos olhos

005.png

Você pode até ficar surpreso, mas o ômega 3 contribui, e muito, para a manutenção da saúde ocular. A substância está presente no recobrimento da retina, que é essencial para a boa visão. Além disso, ele ajuda a prevenir a desagradável síndrome do olho seco. Mantenha isso em vista!

Colesterol regulado

Uma alimentação equilibrada e exercícios físicos são capazes de manter as taxas de colesterol sob controle, mas o ômega 3 também pode ajudar bastante nesse processo, pois é capaz de reduzir o nível de LDL no sangue — o colesterol dito ruim —, e, ao mesmo tempo, aumentar o índice de HDL, o colesterol bom.

Melhor funcionamento do cérebro

0005.png

A presença de ômega 3 em quantidade correta no nosso organismo pode auxiliar no bom funcionamento do cérebro, reforçando a memória, a agilidade de pensamento e o humor! Isso acontece porque a substância é um dos principais componentes da membrana externa das células do cérebro, que é responsável por transmitir os estímulos nervosos. Uma deficiência de ômega 3 pode deixar o raciocínio fraco, lento e preguiçoso, favorecendo as falhas de memória.

Coração mais saudável

00005.png

Um dos grandes trunfos do ômega 3 é sua atuação eficaz no coração: ele regula a atividade elétrica do órgão, evitando arritmias e normalizando a circulação sanguínea. Está achando pouco? O ômega 3 também pode ajudar a manter a pressão arterial sob controle. Que tal apostar em uma deliciosa sobremesa com muito ômega 3, sem açúcar, sem lactose e sem glúten?

Derreta um pouco de Ganache de Cacau do Le Manjue com um punhado de chia. Leve para gelar e ponto! Você terá uma deliciosa mousse de chocolate funcional com chia.

E então, gostou das dicas? Conhece outras vantagens do ômega 3? Conte para gente no espaço dos comentários! Também sugira receitas saborosas e saudáveis que incluam o nutriente. E não se esqueça do ômega 3 na hora de ir para a cozinha!