4 BENEFÍCIOS DO CACAU PARA A SAÚDE

Bom para o coração, para o humor, para a memória e para o corpo. A ciência descobriu tantas qualidades positivas do chocolate que praticamente acabou com o prazer culposo de devorar um pedacinho logo após o almoço! Isso hoje em dia se faz com orgulho: mais do que reles capricho ou sobremesa ostensiva, a iguaria é vista atualmente como uma importante aliada na manutenção da saúde e do bem-estar. O segredo por trás disso tudo? O cacau.

Originário da América Central e famoso desde o tempo dos maias, o cacau é, além de muito saboroso, um alimento de alto teor nutritivo: trata-se de um fruto rico em fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais como o zinco, o potássio, o magnésio e o fósforo. Mas não para por aí! Quer saber mais? Confira abaixo outros motivos pelos quais você vai querer — ainda mais — incorporar essa maravilha na sua dieta:

Bom para o coração

03.png

O cacau possui em sua rica composição um complexo de antioxidantes chamado de flavonoides. Não se deixe enganar pelo nome esquisito: eles são responsáveis por diminuir os níveis do colesterol ruim (o LDL) e, ao mesmo tempo, aumentar a concentração do colesterol que benéfico à saúde (o HDL). Ou seja, nada mais adequado do que o cacau para melhorar o fluxo arterial, estimular a circulação e evitar a obstrução dos vasos sanguíneos!

Sensação de bem-estar

003.png

Você alguma vez chegou em casa cansado após um dia cheio no trabalho e, depois de uma ou duas mordidas numa barra de chocolate, viu-se totalmente revigorado, pronto para outra? Especialistas apontam que isso acontece porque o cacau é capaz de aumentar a produção de endorfina e dopamina, substâncias usualmente associadas à sensação de relaxamento, de prazer e de bem-estar. Isso mesmo: o cacau pode elevar o seu humor e fazer de um dia cinzento um pouquinho mais colorido. Não tem coisa melhor, não é?

Desacelerar o envelhecimento

0003.png

O cacau possui alta concentração de antioxidantes, que são substâncias capazes de combater os radicais livres e retardar os efeitos do temido envelhecimento. É bastante improvável que você alcance a juventude eterna ao consumir duas ou três porções de chocolate por dia, mas a ingestão de cacau regularmente pode manter seu corpo mais saudável e até mesmo reduzir o risco de doenças como o câncer, já pensou?!

Aliviar dores

00003.png

Um estudo conduzido pela Universidade de Chicago está tentando provar uma tese no mínimo curiosa: poderia a ingestão de chocolate eliminar ou reduzir nossas dores físicas? O cientistas defendem a ideia de que comer e beber algum alimento por prazer seria o equivalente a um analgésico natural. Isso mesmo: por que ir à farmácia se você pode simplesmente consumir algo que apetece o seu paladar?

Gostou de conhecer os benefícios do cacau para a sua saúde? Agora você tem mais uma desculpa para comer chocolate no dia a dia e ainda pedir sobremesa no restaurante sem se sentir guloso! Ficou com água na boca? Espere até conferir o nosso menu de desserts sem açúcar, sem glúten e sem lactose, temos simplesmente sete opções com o ingrediente! #ComerÉCelebrarAVida