DICAS DE COMO TER UMA BOA NOITE DE SONO

2.jpg

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter uma vida saudável, buscando uma alimentação melhor e fazendo mais atividade física. Porém, não são apenas esses dois fatores que definem uma boa qualidade de vida. É evidente que alimentação e atividade são pontos cruciais, mas tem outro fator que também é muito importante para uma boa vida saudável: o sono.

Dormir bem é uma necessidade fisiológica básica do corpo. É nesse período que descansamos fisicamente e psicologicamente. Durante o sono, nosso corpo vai reparar danos celulares, detoxificar, relaxar os músculos e produzir hormônios, tais como, melatonina e serotonina (sintetizada a partir do triptófano), que promove sensação de bem estar. A leptina responsável pelo controle do apetite, massa corporal, reprodução, cicatrização, imunidade e o cortisol.

Privação do Sono

A privação do sono causa dificuldade de concentração, dor de cabeça, aumento da fome, falta de memória, prejuízo ao sistema imune e geração de stress, fazendo com que a adrenalina suba, podendo aumentar a frequência cardíaca e pressão arterial. O stress também faz com que o cortisol suba, elevando o índice glicêmico.

Muitas pessoas se queixam que não conseguem ganhar massa muscular e/ou perder peso. Um dos motivos pode ser uma noite mal dormida. Os distúrbios do sono podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não degenerativas, principalmente ligadas à obesidade.

Fatores que podem atrapalhar uma boa noite de sono

Alguns não conseguem dormir direito e acham isso normal ou já até se acostumaram. Se você não está dormindo bem, alguma coisa está acontecendo com o seu corpo. Não devemos nos acostumar e sim ir atrás para melhorar a qualidade de suas noites. Não estou falando de ir atrás daqueles remedinhos que ajudam a dormir, porque sempre que utilizamos um remédio desse, a causa não é tratada, apenas a patologia, e corre o risco de causar vício.

O medicamento não proporciona uma noite de sono reparadora, pois o organismo terá como função a metabolização e a excreção dos mesmos, ao invés de se preocupar com as funções metabólicas próprias do sono.

Alguns fatores que atrapalham uma boa noite de sono: mexer no celular antes de dormirjantar muito tarde – evite consumir alimentos muito gordurosos antes do repouso, pois além de provocar azia e má digestão, podem causar um sono inquieto – e consumir alimentos estimulantes tais como: chá mate, verde e preto, café e refrigerante, que estimulam o sistema nervoso central nos deixando mais alerta. Outra bebida que perturba o sono é o álcool que eleva o cortisol e diminui a serotonina.

Praticar exercícios é importante para uma boa noite de sono, porém os evite próximo ao horário de dormir, pois você pode ficar mais agitado.

Quais alimentos comer para ajudar em ter uma boa noite de sono

Alguns alimentos podem ajudar no relaxamento, tais como: banana, brócolis, amaranto e quinua, pois são ricos em triptofanos. O alface contém lactucina, um calmante natural. O anis estrelado, o capim cidreira e o maracujá, que podem ser usados para fazer chá, proporcionam uma boa noite de sono pelas suas propriedades sedativas.

Como anda seu sono e sua alimentação? Compartilhe conosco suas experiências. Quer saber mais assine nosso blog!