Por que você deve se preocupar em comer bem?

Jambalaya de camarão

A vida nas grandes cidades nunca foi tão estressante quanto atualmente, com o dia a dia no trabalho seguido do trânsito caótico e da correria para conseguir resolver os problemas da vida pessoal. Não por acaso, no intuito de compensar essa rotina intensa e seus malefícios para o nosso organismo, a alimentação tem se tornado uma preocupação cada vez mais presente na vida das pessoas, e a consciência de que o que comemos pode sim fazer toda a diferença já está afetando supermercados e restaurantes no mundo todo, que precisam mudar seus cardápios e renovar seus estoques para se adaptar a esse novo consumidor.

Se você ainda se sente inseguro em meio a tantas mudanças e acredita que os cuidados com a alimentação não combinam com o seu estilo de vida, saiba agora por que você deve mudar de opinião!


Melhor disposição durante o dia e descanso mais profundo à noite

Captura de Tela 2019-06-18 às 17.21.34.png

Se você já passou pelo frustrante círculo vicioso de dormir mal e acordar ainda mais cansado para ir ao trabalho do que estava quando se deitou, saiba que o problema pode estar na sua alimentação.

Ingerir muitas calorias, muita gordura ou muita proteína cria dificuldades ao seu organismo para absorver tudo. Consequentemente, isso te fará sentir mal-estar e desconforto ao longo do dia. Além disso, quando alimentos estimulantes ou difíceis de digerir fazem parte do seu jantar, o sono se torna agitado e você não consegue descansar durante a noite.

Isso sem mencionar o mal-estar causado por problemas como a prisão de ventre, que pode ser consequência de uma dieta sem fibras, e o cansaço consequente da falta de alguns nutrientes na corrente sanguínea.

Com uma alimentação saudável e balanceada, você evita todos esses problemas e tem muito mais disposição no dia a dia. Já pensou na diferença que isso pode fazer na sua vida?


Fortalecimento de laços afetivos

Você tem o hábito de, levado pelas tarefas rotineiras, comer em horários irregulares, por vezes fazendo apenas um lanche rápido no lugar do que deveriam ser refeições importantes? Se sim, você provavelmente já sabe que isso não é positivo para a sua saúde, pois além de, na maioria das vezes, impossibilitar que você tenha acesso a todos os nutrientes de que precisa, almoçar ou jantar com pressa traz ainda mais estresse e correria para a sua vida.

Mas não é apenas a sua nutrição que sai prejudicada nessa história. Comer com pressa também impede que você passe momentos de tranquilidade e interação com a família, os amigos e os colegas de trabalho.

Da próxima vez que for pegar um sanduíche para comer na frente do computador, portanto, lembre-se de planejar melhor o seu dia, conversar com o chefe sobre se, talvez, sua demanda de trabalho não está além da conta, e combinar um almoço mais tranquilo com os amigos, aqueles colegas com quem você sempre quis conversar mais mas ainda não encontrou o momento certo ou simplesmente seus filhos e/ou parceiro. #CarpeVitae




Transformar dever em prazer

Captura de Tela 2019-06-18 às 17.23.19.png

Depois de refletir sobre o que você come e como você come, por que não estender esse cuidado à sua cozinha e aproveitar para fazer da preparação da suas refeições momentos de prazer?

Experimentar receitas, utensílios, métodos e ingredientes vai fazer com que a “obrigação” de ter uma alimentação saudável se transforme em uma jornada de sabores e autoconhecimento. Aproveite esses momentos gourmet para cuidar de você e relaxar: vá à feira e selecione produtos frescos e orgânicos — não hesite em tentar ingredientes que chamam a sua atenção —, use a sua intuição e divirta-se durante todo o processo! Quem sabe você não descobre um talento que vai render muitas celebrações gastronômicas com família, amigos ou aquela pessoa especial? #ComerÉCelebrarAVida

Comer bem vai muito além de assumir a responsabilidade sobre a sua nutrição: é um hábito que traz qualidade de vida, prazer e pode se tornar motivo de celebração. Até onde você foi nessa jornada? Compartilhe sua experiência com a gente e continue acompanhando nosso blog para fazer da alimentação um aspecto cada vez mais gostoso da sua vida!